O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou, hoje, na reunião ordinária do executivo municipal, que a capital do Alto Minho vai ser cenário de uma telenovela da rede Globo, baseada no romance Arroz de Palma”.
José Maria Costa, que falava durante a apresentação da proposta de criação de uma ‘film comission’, aprovada por unanimidade, adiantou que “a rodagem da nova novela brasileira em Viana do Castelo vai começar este ano, para ser emitida em 2019 para uma audiência de 70 milhões de telespectadores do Brasil, sendo que será depois retransmitida em 30 países”.
“A parte inicial da telenovela é passada em Viana do Castelo. O romance tem como protagonistas um casal de Viana do Castelo que emigra para o Brasil. Ela é natural de Vila Franca do Lima e ele da ribeira de Viana do Castelo”, especificou.
O autarca socialista disse ter reunido com a produção da nova telenovela, em março passado, quando se deslocou ao Brasil para assinar um acordo de geminação com a Prefeitura do Rio de Janeiro.
De acordo com o sítio na internet da Porto Editora, o livro Arroz de Palma, do dramaturgo e ex-diplomata de Francisco Azevedo, “tornou-se num sucesso de vendas, no Brasil, sem nenhum marketing”.
Além da telenovela da rede Globo, José Maria Costa disse ainda que estarem “na calha” a produção de um filme de um cineasta português e uma série televisiva, de três episódios, na área cultural.
A ‘film comission’, hoje aprovada por unanimidade, chama-se VianaFilm.
À nova estrutura “serão afetos meios logísticos e recursos humanos já existentes na autarquia, para afirmar Viana do Castelo como espaço cénico de exceção e para que o concelho conste dos roteiros “film friendly”, tornando-se um destino privilegiado de filmagens e produções fotográficas, com capacidade para atrair projetos cinematográficos e audiovisuais, tanto numa escala nacional como internacional”.
Segundo aquela proposta, a VianaFilm “vai oferecer, além de um clima favorável, diversidade de cenários, paisagem natural e cultural, acessibilidades e oferta hoteleira, diversas vantagens como a isenção de pagamento das taxas de ocupação do espaço público municipal, agilização dos procedimentos de emissão de licenças, autorizações e apoio logístico por parte dos serviços municipais, entre outras”.