O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa disse hoje, na reunião ordinária do executivo municipal, estar a estudar o aumento do numero de lugares de estacionamento na Praia Norte face à forte afluência de pessoas àquele renovado espaço da cidade.
“Estamos a fazer um estudo junto aos armazéns da VianaFestas para reorganizar aquele espaço para aumentar o estacionamento. O estudo está quase concluído”, afirmou José Maria Costa.
O autarca respondia ao vereadores doPSD, no período antes da ordem do dia da reunião camarária de hoje.
Na intervenção naquele periodo, Hermenegildo Costa e Paula Cristina Veiga sublinharam que “o empreendimento da Praia Norte verifica uma crescente afluência de pessoas ao local, facto que origina um problema, também crescente, de falta de estacionamento para os utentes da praia”.
“Propomos que, num futuro próximo, sejam tomadas as devidas diligências para que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) venha a ceder uma faixa de terreno para a construção de um espaço extenso de estacionamento, a fim de solucionar este problema”, sustentou a bancada social-democrata.
Os dois vereadores solicitaram ainda “a requalificação da fortaleza localizada na Praia Norte, para fins turísticos, de lazer e outros que fomentem o crescimento da realidade local”.
“Tendo como exemplo esta proposta de requalificação, propomos também o melhoramento dos espaços do Castelo de Santiago da Barra, sobretudo os envolventes, para que este património possa assumir uma função de maior interesse turístico, de atração para atividades económicas e outras ligadas ao bem-estar dos munícipes”, referiram.
Ainda no periodo antes da ordem do dia, também a vereadora da CDU, Cláudia Marinho sublinhou a necessidade de limpeza no Castelo Santiago da Barra e questionou a Cãmara sobre uma eventual suspensão das obras de requalificação do bairro social da Meadela .
Cláudia Marinho quis saber se Câmara tinha conhecimento da insolvência ou não da empresa responsável pela intervenção mas o autarca socialista disse desconhecer a situação.
Em maio, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou a aprovação, pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020, de uma candidatura de mais de um milhão de euros para a requalificar dois bairros sociais da Meadela e da Zona da Escola Técnica em Monserrate.
A intervenção no bairro social da Meadela está orçada em 429.421 euros, com apoio financeiro do FEDER de cerca 360.195 euros.
Foto: Ricardo Sousa/DR-GEICE