O Fundo Ambiental vai disponibilizar 1,6 milhões de euros para 11 projetos de adaptação às alterações climáticas, em vários concelhos, apostando em espaços verdes urbanos para sombreamento contra calor ou na gestão de combustíveis nas estradas municipais.
Três dos projetos selecionados, entre 31 candidaturas, vão receber 200 mil euros cada um. É o caso das propostas dos municípios de Viana do Castelo, de Gavião – no distrito de Portalegre, e de Cascais, segundo dados do Ministério do Ambiente.
A candidatura de Viana do Castelo contempla dois projetos de prevenção e gestão de risco de incêndio associado ao clima e vão apostar na gestão de combustíveis nas faixas de proteção à rede viária municipal e nas zonas industriais de Neiva e Lanheses.
Os contratos de financiamento, que serão assinados hoje numa cerimónia no Barreiro, com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, representam um total de investimento de 2,1 milhões de euros, para apoios de 1,6 milhões de euros.
O aviso do Fundo Ambiental, lançado em fevereiro, destinou-se a municípios ou associações de municípios com candidaturas de redução de risco de incêndio, de criação de espaços verdes e de soluções de regulação da temperatura ambiente em espaços urbanos.