FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

24 Jul 2018

Parque eólico flutuante a instalar ao largo de Viana do Castelo em consulta pública até 10 de agosto

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O primeiro projeto de instalação de turbinas eólicas ‘offshore’ em todo o mundo que não implicou a utilização de pesados sistemas de construção e montagem […]

O primeiro projeto de instalação de turbinas eólicas ‘offshore’ em todo o mundo que não implicou a utilização de pesados sistemas de construção e montagem no mar, terá agora continuidade uns quilómetros a norte de Viana do Castelo, onde será instalado o primeiro parque eólico ‘offshore’ flutuante com base nesta tecnologia.

De acordo com a publicação relativa à conformidade ambiental da central eólica ‘offshore’Windfloat Atlantic, o parque eólico flutuante a instalar ao largo de Viana do Castelo encontra-se em consulta pública até 10 de agosto.

A informação está publicada no sítio, na internet, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CDDR-N).

Em causa está o projeto Windfloat Atlantic, de aproveitamento da energia das ondas, orçado em 125 milhões de euros, coordenado pela EDP, através da EDP Renováveis, e que integra o parceiro tecnológico Principle Power, a Repsol, a capital de risco Portugal Ventures e a metalúrgica A. Silva Matos.

A central eólica “é composta por três aerogeradores, assentes em plataformas flutuantes ancoradas ao fundo do mar, similares às testadas no projeto WindFloat, que esteve implantado na Póvoa de Varzim, entre 2011 e 2016”.
“Da plataforma que fica mais próxima da costa, partirá um cabo elétrico submarino em direção a terra, o qual terá a função de transportar a energia produzida até ao ponto de interligação com a rede elétrica existente”, espcifica a CCDR-N na nota.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts