FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

18 Jul 2018

PSP de Viana do Castelo assinala 142 anos com descida da criminalidade violenta

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
José Vieira da Cruz, comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, no decorrer da sessão solene comemorativa dos 142 anos do comando distrital, realizado […]

José Vieira da Cruz, comandante distrital da PSP de Viana do Castelo, no decorrer da sessão solene comemorativa dos 142 anos do comando distrital, realizado esta quarta-feira no Castelo de Santiago da Barra, congratulou-se pela descida da criminalidade violenta na cidade e na vila de Ponte de Lima.

O comandante registou com agrado, “um decréscimo de 43,8%, nos primeiros seis meses de 2018”, sendo um “exemplo” nacional.

“Essa tem sido uma das nossas bandeiras. O comando de Viana do Castelo tem sido um exemplo excelente, a nível nacional, nesta área”, destacou José Vieira da Cruz.

O responsável, que vai deixar o comando da capital do Alto Minho no final do ano, admitiu que “às vezes surgem casos pontuais que estragam os números”.

Segundo os dados avançados pelo comandante distrital durante o discurso que proferiu naquele cerimónia, “a criminalidade geral verificou, entre janeiro e junho deste ano, um aumento de 16,1%, os crimes de proatividade policial um incremento de 8,3% e o número de detidos uma subida de 7,8%, face a 2017”.

O responsável referiu ainda que o Comando Distrital, que integra as esquadras de Viana do Castelo e Ponte de Lima, dispõe de 186 agentes, incluindo os que trabalham na parte administrativa.

Presente na cerimónia, o diretor nacional da PSP, Luís Farinha, disse ainda não estar “minimamente preocupado com a criminalidade” no distrito de Viana do Castelo, por considerar que “o ligeiro acréscimo da criminalidade geral” se deve à “proatividade policial”.

Também o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, sublinhou a importância do clima de “segurança” que se vive na capital do Alto Minho.

“Muitas pessoas que vêm habitar para Viana do Castelo dizem-nos que isto é um verdadeiro paraíso. A segurança é um importante ativo da nossa sociedade. Tem de haver uma responsabilidade coletiva para que esta situação se mantenha”, sublinhou o autarca socialista.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts