O Rali de Viana do Castelo acontece dias 7 e 8 de julho, e conta, este ano, com um número recorde de participantes, contando com 84 inscritos. Este ano, o destaque vai para a maior participação de sempre de pilotos e a passagem da super especial noturna para a noite de sábado.
No Rali de Viana marcam presença 16 equipas de Viana do Castelo, incluindo uma das duas equipas femininas presentes no evento. No Rali vão participar nomes de destaque, incluindo Fernando Peres, três vezes Campeão Nacional de Ralis; Adruzilo Lopes, também três vezes Campeão Nacional de Ralis; e Vítor Pascoal, Campeão Nacional de Ralis GT.
A edição deste fim-de-semana apresenta alterações profundas na sua estrutura. Será disputada num sábado e domingo, mas dividida com troços pelos dois dias. No sábado, o Rali de Viana fará tripla passagem pelas já conhecidas classificativas de “S. Salvador da Torre / Amonde” e “Montaria / Gondar”, para terminar o dia com a já tradicional super-especial de Viana do Castelo junto ao navio-museu Gil Eanes.
Para domingo de manhã está reservada a tripla passagem pelo troço de “Outeiro” e pela novidade que são os 6,5km de “Nogueira / Amonde“. Este novo troço utiliza parte do percurso da classificativa de “S. Salvador da Torre / Amonde” do dia anterior, bem como os acessos à mesma. O rali termina com nova passagem na super-especial de Viana do Castelo ao início da tarde de domingo.
O centro operacional da prova mantém-se, como vem sendo hábito, no Centro Cultural de Viana do Castelo junto ao navio Gil Eanes, sendo que o parque fechado, como habitualmente, será no parque de estacionamento do Centro Cultural. O parque de assistência este ano será no Parque do Campo da Agonia.
O Rali de Viana do Castelo pontua para o Campeonato Portugal GT de Ralis, Campeonato Portugal Clássicos de Ralis, Campeonato Portugal Iniciados de Ralis, Campeonato Norte de Ralis, e ainda para o Desafio Kumho Portugal e Copa 106.
Devido à preparação do Rali de Viana, o parque de estacionamento do Gil Eannes está encerrado até 11 de julho.