Um acidente com o piloto vianense, Ricardo Barbosa e a navegadora Catia Longo, interrompeu, esta sábado, o 7º Rali de Viana do Castelo. Os pilotos tiveram uma saida de estrada na PEC 1 – São Salvador da Torre / Amonde, acertando com o Mitsubishi Lancer Evo X num espetador, que se encontrava em zona de segurança.
Segundo disse à Rádio GEICE fonte oficial da autarquia, o acidente provocou esta tarde a morte de um espetador que assistia à prova em “local autorizado”.
A vítima é um septuagenário, de Guimarães, que “foi colhido” numa saída de estrada de um dos participantes no rali e, apesar de “assistido de imediato pelo médico da prova e pelo INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica]”, acabou por morrer no local.
O rali foi de imediato suspenso e pode mesmo vir a ser anulado. A Câmara Municipal de Viana do castelo em solidariedade com toda a situação, suspendeu várias atividades que estavam marcadas para hoje.
O acidente ocorreu pelas 15h30 na freguesia de São Lourenço da Montaria, num rali que é “pontuável para o campeonato nacional de ralis”.
De acordo com dados da organização, a cargo do Clube Automóvel de Santo Tirso, em parceria com a autarquia local, o Rali de Viana do Castelo contava este ano com “recorde de inscritos”, num total de 84 pilotos, entre eles o campeão nacional de Ralis GT 2017, Vítor Pascoal, e os tricampeões Fernando Peres e Adruzilo Lopes.
O primeiro dia de prova arrancou esta tarde e devia terminar pela meia-noite, sendo que deveria depois prosseguir no domingo.
(EM ATUALIZAÇÃO)