A Comissão de Festas da Cidade de Viana do Castelo apresentou, esta terça-feira, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, a plataforma digital criada para as inscrições no Desfile da Mordomia da Festa em Honra de Nossa Senhora da Agonia, que passarão a ser feitas apenas online.
A nova plataforma vai, assim, evitar o papel e facilitar todo o processo de inscrição, análise e aprovação das inscrições. Com a criação da Plataforma houve necessidade de se criar um documento intitulado Condições de Participação no Desfile da Mordomia. Estas condições têm que ser lidas e aceites pelos participantes, revelando todos os direitos e deveres tanto dos participantes como organização. As datas para inscrição no Desfile da Mordomia serão divulgadas brevemente.
A rainha das romarias acontece de 17 a 20 de agosto e o Desfile da Mordomia é um ícone das Festas da Cidade. É sempre um dos números mais participados, com mais de meio milhar de mulheres que envergam os seus trajes nas principais artérias da cidade de Viana do Castelo. A cidade enche-se para ver passar as mordomas e, este ano, o desfile acontece na tarde de sexta-feira, 17 de agosto, pelas 16h00.
O Desfile da Mordomia da Romaria da Nossa Senhora D’Agonia é um quadro imponente e solene, tal como todos os outros momentos festivos que a Romaria proporciona. Foi construído e aprimorado com o passar dos anos, assinalando este ano os 50 anos da sua primeira realização.
Se inicialmente apenas figuravam os trajes à Vianesa e de Mordoma, com o passar dos anos foram sendo introduzidos outros trajes: surgem na década de 90 do século passado os trajes da Morgada, também apelidados de trajes de cerimónia ou “das velhas”. A participação das mulheres do bairro da Ribeira foi incluída neste desfile a partir do 2013.
O desfile prima pelo rigor no bem trajar, contando com várias centenas de mulheres, que transmitem toda a chieira e orgulho de serem mulheres vianenses.