FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 02 Jul 2018

Viana do Castelo: Praia Norte é a primeira do país a hastear bandeira com código para daltónicos

A Praia Norte é a primeira praia do país a hastear a bandeira da ColorAdd – Praia Inclusiva, uma bandeira que substitui a cor por […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Praia Norte é a primeira praia do país a hastear a bandeira da ColorAdd – Praia Inclusiva, uma bandeira que substitui a cor por códigos, para auxiliar os cidadãos daltónicos. O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo hasteou, no domingo, a bandeira que garante ao município a utilização de um sistema de identificação de cores para daltónicos, e que será alargada este verão às 11 praias vigiadas do concelho vianense.

Na cerimónia de hastear da bandeira, o autarca, José Maria Costa, referiu que está a ser preparado, com a associação ColorAdd, um programa educativo para ser apresentado em todas as escolas do ensino básico, já no próximo ano letivo, para levar o projeto e a informação aos mais novos.

 O município está também a estudar formas de alargar esta iniciativa a outras áreas, como a identificação dos resíduos, para facilitar a distinção entre o verde, amarelo e o azul aos daltónicos, para os ajudar a fazer reciclagem.

O programa “ColorADD Praia Inclusiva” promove a implementação do Código ColorADD como uma boa prática de acessibilidade e segurança balnear nos suportes de informação e orientação pela cor, designadamente nas bandeiras de praia, nos contentores de recolha de resíduos de praia e nos painéis de informação de serviços de praia, em parceria com o município.

O ColorAdd é um sistema de identificação de cores para daltónicos que foi desenvolvido por Miguel Neiva, designer gráfico e professor da Universidade do Minho, para ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial. Através da utilização do código, o daltónico olha para um dado objeto, uma peça de roupa ou um sinal de trânsito, e através dos símbolos nele colocados consegue distinguir as cores.

A ColorAdd tem como missão contribuir para a inclusão e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos com dificuldade de interpretação das cores, nomeadamente os daltónicos e grupos de indivíduos que, pelas suas deficiências, se encontram privados de realizar com independência, segurança e tranquilidade todo e qualquer ato onde a cor seja fator determinante de orientação, identificação ou escolha.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts