Um grupo de amigos da ribeira de Viana do Castelo recriou, este sábado, uma tradição de infância, mergulhando no cais para “relembrar tempos de muita felicidade vividos na infância, adolescência e juventude”. Vítor Araújo, responsável pela iniciativa, explicou que a ideia “surgiu para relembrar os dias felizes de miúdos”.
“Foram tempos de muita brincadeira e amizade. De manhã jogávamos futebol no campo da Agonia, à tarde dávamos um mergulho no cais e, à noite, jogávamos às escondidas no Castelo Santiago da Barra”, explicou Vítor Araújo, hoje com 33 anos.
O autor do evento criado no Facebook ‘Remember mergulho no cais’ nunca pensou “as proporções” que a iniciativa ganhou quando, em 2017, convocou, “pela primeira vez, os amigos de infância”.
“Este ano, a iniciativa superou todas as nossas expetativas. São mais 50 os que se encontram aqui. Muitos trouxeram os filhos para lhes mostrar como nos divertíamos naqueles tempos. Hoje o dia está bom, mas mesmo que estivesse a chover, estaríamos cá na mesma”, adiantou.
“Só queremos conviver uns com os outros, manter vida a amizade que nos une há muitos anos e recordar os dias felizes que vivemos. Não queremos que ninguém se magoe. Hoje em dia, muitos só nos encontramos nas festas da Senhora da Agonia, na noite da confeção dos tapetes floridos em honra da padroeira dos pescadores. Esta é uma forma de mantermos a ligação”, sustentou.