O único centro de certificação de armas do país vai começar a ser construindo em Viana do Castelo no final do ano, início de 2019. A garantia foi dada esta quarta-feira aos jornalistas pelo diretor nacional da PSP, Luís Farinha.
Farinha, que falava no final da sessão solene comemorativa dos 142 anos do comando local da PSP, explicou que acabou de ser celebrado com a Câmara Municipal de Viana do Castelo “a cedência do terreno para a implementação do banco de provas”.
Luís Farinha realçou tratar-se de uma estrutura importante para o país, mais do que para a PSP”.
“Era importante que as armas produzidas em Portugal pudessem ser certificadas cá e não tivéssemos de procurar um banco de provas num outro país”, sublinhou o diretor da PSP.
Explicou que “a estrutura será dotada de um conjunto de equipamentos que permitem a certificação de inutilização e inativação de armas, o apoio à indústria, mas também aos atiradores, na certificação das armas de fogo”.
Em fevereiro, a Câmara de Viana do Castelo aprovou, em reunião do executivo, por unanimidade, a minuta do contrato de direito de superfície do terreno, com 43 mil metros quadrados, onde a PSP pretende construir aquele centro, único no país.
Já em 2017, o executivo municipal tinha aprovado, também por unanimidade, a declaração de Interesse Público Municipal do projeto, que vai ser financiado em 75% por fundos comunitários.
O centro de certificação de armas da Zona Industrial do Neiva será o 15.º centro do género em todo o mundo.
Foto Ricardo Sousa/DR-GEICE FM