FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Set 2018

Mesa de Monção é finalista no concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”

Foi uma noite repleta de emoções que terminou com a passagem da “Mesa de Monção” à final do concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”. A “Mesa […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Foi uma noite repleta de emoções que terminou com a passagem da “Mesa de Monção” à final do concurso “7 Maravilhas da Gastronomia”.

A “Mesa de Monção – Cordeiro à Moda de Monção” foi uma das 49 pré-finalistas do concurso “7 Maravilhas à Mesa”. A última Gala de apuramento, apresentada na RTP por Catarina Fortado e José Carlos Malato, onde participou a Mesa da Vila raiana, realizou-se no domingo em Lagoa e terminou em euforia para as dezenas de monçanenses que lá rumaram, e para os que estavam de férias no Algarve, que acabaram por se juntar à festa.

Monção concorreu com as mesas de Lagoa, Calheta, Tarouca, Gouveia, Villa Oeiras e Aveiro, sendo a única mesa em toda a região do Minho, após eliminação da Mesa de Braga na primeira gala. A finalíssima decorre no dia 16 de setembro, em Albufeira, reunindo 14 mesas, duas por cada eliminatória.

O “Cordeiro à Moda de Monção” é um prato com uma longa história no concelho, confecionado de forma tradicional. A preparação deste prato demora mais de 24 horas, entre os banhos e a cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro vermelho para pingar no arroz amarelo (feito com açafrão e água de um cozido à portuguesa), e levado a forno de lenha, previamente aquecido.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts