O navio de patrulha oceânica “Viana do Castelo” atracou na segunda-feira em Luanda, no âmbito do reforço da cooperação com a Marinha de Guerra de Angola e para desenvolver várias ações, entre elas assistência médica à população angolana.
Em declarações à imprensa, o segundo capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa, Nuno Bragança, disse que o navio, com 54 militares, entre fuzileiros, mergulhadores e equipa médico-sanitária, vai partilhar experiências nas áreas de mar e segurança marítima, legislação e governação.
A comandante do navio “Viana de Castelo”, que desenvolve missões e diversas atividades a nível da fiscalização e da patrulha, quer económica quer científica, Vânia de Carvalho, disse, por sua vez, que a delegação portuguesa partiu de Portugal em 20 de agosto passado e deverá regressar no dia 29 de outubro, depois de idênticas iniciativas em São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Costa do Marfim.
O navio “Viana de Castelo” realiza igualmente ações com forças embarcadas e outras de cariz humanitário, com uma presença forte no mar Mediterrâneo e a nível das pescas no Atlântico Norte.