FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

27 Set 2018

Obras de conservação da Citânia de Santa Luzia começam em 2019

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Citânia de Santa Luzia vai ser alvo, entre março a outubro de 2019, de uma empreitada de conservação orçada em cerca de 100 mil […]

A Citânia de Santa Luzia vai ser alvo, entre março a outubro de 2019, de uma empreitada de conservação orçada em cerca de 100 mil euros. A informação foi revelada, esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara de Viana do castelo no final da reunião ordinária do executivo municipal. 

José Maria Costa, explicou que aquela intervenção vai ser realizada ao abrigo de um protocolo que o município estabelecerá com Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), e que foi hoje aprovado por unanimidade.

A Citânia de Santa Luzia, classificada como Monumento Nacional em 1926, está situada no monte com o mesmo nome, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo. A estrutura encontra-se aberta ao público desde 1994, integrando-se num conjunto de estações arqueológicas existentes no Norte de Portugal.

O autarca socialista explicou que aquela “parceria permitirá fazer a consolidação das ruínas e um levantamento cartográfico mais apurado”.

Explicou que o projeto inclui ainda a publicação de uma edição com mais informação sobre aquele “elemento de referência” da capital do Alto Minho.

“Para que os vianenses e os estudantes possam conhecer melhor tudo o que esteve subjacente à construção da Citânia, à sua própria evolução após a chegada dos romanos a este espaço territorial”, especificou.

Além das ruínas, a Citânia dispõe ainda de um edifício de entrada, desenhado pela arquiteta Paula Santos, para apoio dos visitantes.

 

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts