A Praia Norte ser dotada de um centro tecnológico portuário. O equipamento vai ser criado no imóvel que inicialmente estava destinado a lar de idosos, projeto entretanto abandonado pela Associação de Reformados de Viana do Castelo vai ser transformado em centro tecnológico portuário. O anúncio foi feito hoje pelo presidente da Câmara durante um ‘workshop’ sobre Economia Azul em Portugal, que está a decorrer na capital do Alto Minho.
José Maria Costa explicou que a criação daquele centro arrancará no “início de 2019”, num investimento de 300 mil euros a candidatar à Rede de Port Tech Cluster, lançada pelo Governo.
“Viana do Castelo vai aderir ao programa que o Governo lançou para afirmar o porto da cidade como um porto tecnológico, um verdadeiro porto do século XXI, sempre ao lado da inovação e do conhecimento”, afirmou José Maria Costa.
José Maria Costa acrescentou que aquele centro será dotado de “um conjunto de valências, utilizando as novas tecnologias, e tecnologias mais amigas do ambiente”.
“O centro vai ser criado em ambiente portuário, estando ligado às empresas do setor, próximo do parque eólico flutuante a instalar ao largo de Viana do Castelo e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)”, referiu.
“Pretendemos criar todo um ambiente favorável à atividade empresarial, à inovação e ao conhecimento para contribuir para o desenvolvimento do porto e para o desenvolvimento de oportunidades de emprego qualificado para os nossos jovens” reforçou.