O primeiro parque eólico flutuante no mar, a instalar ao largo de Viana do Castelo, recebeu um empréstimo de 60 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI).
A EDP assinou o contrato de financiamento com o Banco Europeu de Investimento para a construção do projeto Windfloat Atlantic, que será o primeiro parque eólico offshore em Portugal.
O projeto de três anos vai envolver mais de 450 pessoas qualificadas, um investimento total de 125 milhões de euros e 25 megawatts de potência instalada.
A central será composta por três aerogeradores, assentes em plataformas flutuantes ancoradas ao fundo do mar. Da plataforma que fica mais próxima da costa vai partir um cabo elétrico submarino em direção a terra, que terá como função transportar a energia produzida até ao ponto de interligação com a rede elétrica existente.