O Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, José Maria Costa, anunciou, no seminário “Alto Minho 2030: Balanço 2014-2020 & Novos Desafios”, que, até ao momento, no âmbito do “Portugal 2020”, já foram garantidos 520 milhões de euros de investimento exclusivamente para o Alto Minho.
O responsável, que falava no debate que aconteceu em Vila Nova de Cerveira e que contou com a participação do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, referiu que, do valor global, cerca de 55% são orientados para investimento empresarial, cerca de 25% para a valorização de serviços coletivos territoriais e 20% para qualificação de jovens e ativos.
O líder da CIM Alto Minho frisou que, no próximo quadro comunitário de apoio, os municípios da região terão de aprofundar a cooperação, destacando a importância de um trabalho mais profundo em áreas como a mobilidade e uma nova abordagem, mais integrada e participada na qualidade de vida das pessoas, ao nível da saúde e dos equipamentos sociais.
Este seminário assinalou os 10 anos de existência da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, debatendo a estratégia que os municípios do Alto Minho pretendem implementar até 2030.
A CIM Alto Minho foi constituída a 15 de outubro de 2008, tendo por base um novo contexto territorial que resultou da reorganização das NUT III, que alterou o modelo de intervenção intermunicipal.