Uma desfolhada à moda antiga é o convite de Valença para o fim de semana, em Cerdal. A oportunidade para avivar memórias, relembrar tradições e provar os vinhos novos acompanhados de bons petiscos. As festas das colheitas tem nas desfolhadas uma das tradições familiares e de vizinhos mais marcantes nas comunidades rurais de Valença.
O ambiente agrícola e festivo, com o ritual do ciclo da colheita e armazenamento do milho é o motivo para um encontro de gerações em Cerdal, este fim de semana. Os carros de bois carregados de milho, a eira, a desfolhada, as concertinas e as desgarradas prometem festa rija. A procura da espiga rainha será grande.
Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual.
Programa:
20 de Outubro, sábado
18h30 – Prova de Vinhos Novos
19h30 – Desfile da Desfolhada
20h00 – Desfolhada Tradicional com concertinas
21 de Outubro, domingo
12h30 Almoço da Tradição com Arroz de Sarrabulho e Rojões (inscrições tlm 961 926 367, 969 665 466, 969 350 974)
15h – Espetáculo com o grupo Irmãos e Amigos
A iniciativa é da Câmara de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.