A Câmara de Viana do Castelo vai reverter a receita da bilheteira do concerto de Pedro Abrunhosa a favor da Maternidade do hospital de Santa Luzia, gerida pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). Aquele serviço está, este ano, a comemorar as bodas de ouro. Os bilhetes para o concerto do 27 de outubro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, já estão à venda.
Na nota hoje enviada à imprensa, a autarquia da capital do Alto Minho explicou que com a reversão de bilheteira daquele espetáculo, “pretende presentear um serviço hospitalar que, desde 1968, serve o concelho e todo o distrito”.
Segundo dados da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), que gere o hospital de Santa Luzia, onde está instalada a maternidade, nascem, por ano, naquele serviço, cerca de 1.600 crianças.
O hospital de Santa Luzia serve cerca de 244 mil pessoas dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Além do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, a ULSAM integra ainda o Hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima e 13 centros de saúde espalhados pelo Alto Minho.
As comemorações dos 50 anos da maternidade começaram em fevereiro, com o descerramento de uma placa de homenagem Elsa Monteiro, a primeira diretora da Maternidade de Viana do Castelo. O programa comemorativo, intitulado “50 anos – 50 eventos” está a desenrolar-se até final deste ano.
Uma campanha de angariação de fundos, intitulada “Um euro por Habitante”, para aquisição, até final do ano, de um novo ecógrafo, orçado em 55 mil euros, é um dos destaque do programa comemorativo.