O primeiro Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Viana do Castelo, Marco Domingues, lança um apelo à população para “redobrar cuidados” com as queimas de sobrantes.
“É preciso redobrar os cuidados quando se procede à queima de sobrantes. As pessoas não devem facilitar nas condições de segurança”, alertou o comandante distrital, Marco Domingues.
O responsável pela proteção civil no distrito de Viana do Castelo sublinhou que “deve ser cortada toda a vegetação existente na envolvente do local onde vai ser realizada a queima, para evitar a propagação do fogo pelas ervas secas, e que deve existir, sempre, água por perto”.
Outra das medidas de prevenção que devem ser tomadas, passa por “notificar as autoridades”.
“As pessoas devem ligar via 117 para o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo, para o serviço municipal de proteção civil e para a corporação de bombeiros do concelho onde residem, dizendo onde e quando vão fazer a queima”, realçou.
O apelo de Marco Domingues surge na sequência das mortes de duas mulheres, ocorridas, na terça-feira, em Arcos de Valdevez.