Cerca de 160 pesos e medidas, com entre 100 a 519 anos, estão, pela primeira vez, expostas ao público numa mostra que pretende dar a conhecer a evolução histórica da atividade comercial de Valença.
A mostra “é composta por uma coleção de pesos de arrátel, em ferro e pedra, de oitavas, pesos de folforinhos, peso manuelino, balanças decimais e de suspensão, vara e côvado, metros, cabaça natural, cabaços, medidas duplas, medidas legais, copos aferidos para vinagres, antigos medidores de azeite e petróleo, alqueires, cestos de medida, entre outros”.
“A peça mais antiga, possível de datar, é o Padrão Manuelino de Valença datado de 1499”, especifica a nota do município.
A coleção de pesos e medidas de Valença “surgiu em 1989, por iniciativa do aferidor municipal, tendo passado por várias dependências municipais, ao longo de 29 anos”.
“Recuperada, estudada e inventariada, apresenta-se agora, pela primeira vez, ao público com toda a sua dignidade e valor”, sustenta a nota do município.
A exposição está patente ao público na sala de exposições da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE) de Valença, até 11 de janeiro.