Este fim-de-semana, de 26 a 28 de outubro, serão cerca de 250 os velejadores da classe Optimist a participar na quinta edição do Troféu Cidade de Viana do Castelo. O evento chega à capital do Alto Minho já este fim-de-semana, e realiza-se ao largo das praias do Cabedelo, Praia Norte e ainda no rio Lima, junto à Praça da Liberdade.
Este Meeting Internacional de Optimist, vai reunir na cidade minhota atletas de 7 países. Portugal, Espanha, Bélgica, Índia, Noruega, Moçambique e Letónia em representação de 41 clubes.
A prova foi apresentada em conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara vianense e faz parte da “Semana do Atlântico”, que vai terminar em Vigo. António Cruz, presidente do Clube de Vela de Viana do Castelo (CVVC) reconheceu que este é um “desafio enorme” porque a prova “tem crescido em número de embarcações”, adiantando que este ano serão 250 os velejadores e mais de 400 pessoas envolvidas direta e indiretamente na competição.
Vítor Lemos, Vereador do desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destacou a prova “não apenas pelo impacto económico, na hotelaria e restauração, como pela mais-valia que representa para a formação desportiva dos jovens do concelho”.
Este V Troféu Cidade de Viana do Castelo, Meeting Internacional de Optimist, é organizado graças a uma parceria entre o Clube de Vela de Viana do Castelo e o Real Clube Náutico de Vigo e está integrado na Semana do Atlântico que adquiriu, ao longo dos seus 17 anos de existência, o galardão de “Excellence Cup”, que em Espanha significa o reconhecimento máximo a um evento de vela.
Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947. Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.
Fotos: Ricardo Sousa/DR-GEICE FM