FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

17 Out 2018

Viana do Castelo apresenta candidatura à Linha de Crédito para apoio à gestão de combustíveis

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, uma candidatura superior a 165 mil euros à Linha de Crédito para apoio […]

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, uma candidatura superior a 165 mil euros à Linha de Crédito para apoio à Gestão de Combustíveis em substituição dos proprietários florestais.

Estando concluído o processo de contratação para “Prestação de Serviços de Fornecimento Contínuo para Execução das Ações de Gestão de Combustível nas Redes Secundárias de Faixas de Gestão de Combustível em Substituição de Proprietários em Incumprimento”, adjudicado pelo valor de 226 mil euros, sendo o valor de financiamento solicitado de 165.284 euros.

A linha de crédito foi criada pelo Ministério da Administração Interna com a finalidade de atribuição de subvenções reembolsáveis aos municípios, destinadas a financiar as despesas em que estes incorram com a gestão de combustível nas redes secundárias, em substituição dos proprietários e outros produtores florestais que incumpriram o dever.

Desde 2017, a Câmara Municipal investiu 1,189 milhões de euros em limpeza da floresta. Em março, o autarca, José Maria Costa, anunciara um investimento, para este ano, de 1,1 milhões de euros, na limpeza de floresta e rede viária.

Cerca de 600 mil euros desta verba implicaram a reflorestação da serra da Padela, de Santa Luzia e Amonde e a beneficiação de caminhos florestais no monte de Santa Luzia. O município também investiu na criação de faixas de gestão de combustíveis em 16 estradas municipais, numa extensão de 150 quilómetros, nos perímetros industriais de Lanheses e Neiva e na limpeza do Monte do Galeão, num total de 150 hectares.

Em finais de abril, a autarquia aprovou por unanimidade, uma alteração orçamental, no montante de 300 mil euros, para assumir as despesas de limpeza de terrenos florestais, substituindo-se aos privados que não o fizeram até 31 de maio.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts