FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

10 Out 2018

Viana do Castelo assinala Dia Mundial da Saúde Mental

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro. A exemplo dos últimos anos, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de […]

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro. A exemplo dos últimos anos, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental de Viana do Castelo, em colaboração com outras entidades, vai promover um conjunto de iniciativas durante o mês de outubro, com o objetivo de contribuir para uma reflexão aberta e participada sobre os problemas relacionados com a doença mental e suas repercussões na vida individual, familiar, social e profissional.

Este ano o Dia Mundial de Saúde Mental, em Viana do Castelo, irá contar com várias iniciativas que começam hoje, a partir das 10h00, no Parque do Jardim da Marina. Uma aula de Zumba e Alongamentos Dinâmicos são as atividades previstas para esta quarta-feira, dia 10 de outubro.

No dia 30, também deste mês, vão realizar-se na Sede do Rotary Clube de Viana do Castelo, às 21h00, “Conversas Informais” sob o tema “Os Jovens e a Saúde Mental num Mundo em Mudança”.

Nos dias, 12, 19 e 26 de outubro, realiza-se no Teatro Valadares em Caminha, sempre às 21h45, o Ciclo de Cinema sobre a Saúde Mental.

Este dia visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.

Um estudo da Direção Geral de Saúde mostra que Portugal lidera a lista dos países europeus com maior número de casos de perturbações mentais. Os mais afetados são as mulheres, quando se comparam os sexos, e as pessoas com menos educação e dinheiro, quando o critério é a posição social. Em Portugal existem perto de 100 mil doentes esquizofrénicos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts