As obras de requalificação da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires em Viana do Castelo decorrem a bom ritmo. A empreitada, recorde-se, no valor global de 5.3 milhões de euros financiados pelo Norte 2020, foi alvo de um acordo de colaboração entre a autarquia e a tutela para a modernização das instalações da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires, garantindo o financiamento nacional para avançar com a qualificação da escola.
Recorde-se que o município de Viana do Castelo vai, ao longo do atual ano letivo, investir mais de 9 milhões de euros em infraestruturas de desporto e educação. Neste momento, está a acontecer a empreitada de requalificação da EB 2.3 Frei Bartolomeu dos Mártires e ainda a empreitada de requalificação e modernização da Escola Básica 2.3 e Secundária de Barroselas, num investimento de 1,9 milhões de euros.
O Pavilhão do Atlântico, recentemente inaugurado, representou um investimento de 1,5 milhões de euros. O município está também a assegurar a Pista de Atletismo de Mazarefes, numa empreitada de 150 mil euros, estando ainda a ser investidos 500 mil euros na requalificação e melhoria de diversos equipamentos na Escola EB 2.3 Pintor José de Brito, EB 1 de Lugar da Areia e EB 2.3 Castelo do Neiva. O concurso público para a construção da Praça Viana, equipamento desportivo que será concessionado à Escola Desportiva de Viana, será lançado até ao final deste ano.
O projeto da Escola EB 2/3 Frei Bartolomeu dos Mártires implica a criação de um edifício principal, que já está praticamente concluído, a requalificação do piso nos campos de jogos, a requalificação dos espaços existentes, dois edifícios que serão mantidos e qualificados e um pavilhão desportivo e edifício técnico. Estão previstas 28 salas de aula, sendo 19 salas normais, um gabinete de educação especial, uma sala de música, uma sala de informática, um laboratório de ciências, um laboratório de física e química, uma sala de EV e duas de EV/ET.
De salientar é também a criação de um novo arruamento para permitir a segurança dos alunos e a criação de salas de aula e salas especiais para alunos com necessidades especiais. Uma biblioteca, um bar, um refeitório e cozinha, arrecadações, instalações sanitárias, secretaria, gabinete médico, entre outras, são também acauteladas no projeto. No exterior está também prevista, para além da nova via que permite a segurança aos alunos, a execução de estacionamento.