FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Out 2018

Vianafestas recebeu com “profunda tristeza” a notícia do falecimento de Francisco Cruz

A Vianafestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo recebeu com “tristeza” a notícia do falecimento de Francisco Cruz, que assumiu, ao […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Vianafestas, Associação Promotora das Festas da Cidade de Viana do Castelo recebeu com “tristeza” a notícia do falecimento de Francisco Cruz, que assumiu, ao longo de décadas, um papel de destaque na organização da Romaria em Honra de Nossa Senhora d’Agonia.

Francisco Augusto Leite Ferreira da Cruz, que faleceu com 91 anos de idade, neste domingo, não nasceu em Viana do Castelo, mas destacou-se pelo dinamismo e generosidade com que se integrou nas associações e instituições do concelho, com especial destaque para a Comissão de Festas de Nossa Senhora d’Agonia.

Maria José Guerreiro, Presidente da Vianafestas, refere que “o desaparecimento de Francisco Cruz nos deixa a todos muito tristes, porque foi uma pessoa muito relevante e teve um papel importante nas festas da nossa cidade, na organização, na presença, no interesse e no cuidado, não só enquanto foi presidente da Comissão, mas posteriormente”, destacando a “pessoa interessada nas festas e na nossa comunidade”.

Desde 1963, esteve ligado à organização da Romaria d’Agonia, muitas vezes como Presidente da Comissão Executiva. Foi sob a sua presidência na Comissão de Festas que foi criada, em 1968, por sugestão do Monsenhor Daniel Machado, a Procissão ao Mar, hoje em dia um dos mais emblemáticos números da rainha das romarias, e que se introduziu o “Cartaz Vivo da Romaria” no Cortejo Histórico-Etnográfico e se melhorou a Festa do Traje.

Recebeu o título de “Cidadão de Honra” da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na sessão solene comemorativa do aniversário da cidade, a 20 de janeiro de 1999. Francisco Cruz foi condecorado, em 2008, por Cavaco Silva, enquanto Presidente da República, com o título de Comendador da Classe do Mérito Comercial.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts