Fomentando a captação e fixação de população em idade ativa, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira acaba de aprovar um incentivo que consiste na isenção de taxas de licenciamento a jovens entre os 18 e os 35 anos que pretendam construir primeira habitação, própria e permanente, no concelho.
Detetada a escassa oferta de habitação no concelho, e procurando minimizar os impactos da oscilação demográfica, o executivo cerveirense avança com uma medida de incentivo adicional à primeira habitação dirigido a jovens.
Além das isenções ou reduções previstas no Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas Municipais, a Câmara Municipal aprovou, na reunião de câmara da passada sexta-feira, a aplicação da isenção de taxas de licenciamento a jovens entre os 18 e os 35 anos que pretendam fixar-se no concelho em regime de primeira habitação – própria e permanente. A presente proposta entrará em vigor após aprovação na Assembleia Municipal, e terá um período de vigência até ao final do presente mandato autárquico.
De acordo com a Vereadora com o pelouro da Educação e da Juventude, Aurora Viães, esta medida integra um pacote de incentivos mais abrangente para os jovens que está a ser trabalhado pelos serviços técnicos municipais, de modo a garantir a melhor aplicação.