Na manhã deste domingo, pelas 11h54, os Bombeiros de Arcos de Valdevez receberam um alerta para uma situação de resgate, perto do Lugar da Igreja na Freguesia de Monte Redondo, no concelho arcoense. Quando chegaram ao local, os Soldados da Paz depararam-se com uma Vaca caída num buraco de grandes dimensões.
Foi mobilizada de imediato para o local, uma equipa de Salvamento e resgate em grande ângulo e uma Viatura de apoio.
Já no local, os Bombeiros de Arcos de Valdevez depararam.se com um buraco de enormes dimensões, com mais de 8 metros de cumprimento, 5 metros de largura e cerca de 6 metros de profundidade, “o que evidenciou logo à partida a necessidade de empenhamento de uma máquina mini-giratória para criar um acesso que serviria de caminho para a saída do animal”, contou o Comandante da corporação, Filipe Guimarães.
O Comandante referiu, que “foi uma operação perigosa e arriscada” uma vez que o animal era bravo e não lidava muito bem com a presença dos humanos junto a si, havendo por isso “a necessidade de os operacionais recriarem quase uma pega de touros para colocarem uma corda e depois procederam ao seu encaminhamento para fora do buraco”.
No decorrer desta operação arriscada houve “um bombeiro que sofreu ferimentos ligeiros provocados pela fúria do animal”, situação que foi prontamente assistida e resolvida no local”, esclareceu Filipe Guimarães.
Nesta operação estiveram envolvidos 7 operacionais, 3 viaturas e uma máquina mini-giratória da firma JS GOMES.
O comandante dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, Filipe Guimarães, no fim da operação, agradeceu a todos os operacionais “pela coragem e bravura apresentada nesta missão de grande risco”. Guimarães lembrou ainda que os “Bombeiros de Arcos de Valdevez, sempre e quando necessário, seja qual for a circunstância ou cenário estarão ao serviço para ajudar”, concluiu.
Após o resgate e por não ter brinco de identificação, a Vaca foi libertada e seguiu rumo ao seu habitat.
Recorde-se que no passado dia 8 de novembro, os Bombeiros de Arcos de Valdevez resgataram, também com sucesso, um cavalo, com mais de 200 quilos que tinha caído, de traseira, num aqueduto de águas pluviais.