Está a decorrer até 18 de novembro em Viana do Castelo o Festival de Teatro que apresenta 11 espetáculos diferentes em nove dias de programação, reunindo companhias portuguesas e galegas. O Festival de Teatro, que vai na segunda edição, acontece na sala principal do Teatro Municipal Sá de Miranda e no café teatro do mesmo espaço, numa organização do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
O festival assume-se como uma celebração do teatro, acessível a todos os públicos, apresentando obras de companhias como O Teatrão, Companhia de Teatro de Almada, Companhia de Teatro de Braga, Teatro das Beiras, Tranvía Teatro, de Saragoça, Ensemble – Sociedade de Actores, Peripécia Teatro e Teatro e Marionetas de Mandrágora.
A programação do festival inclui o Digestivo – Conversas pós-espetáculo entre artistas, intérpretes e públicos, que vão acontecer imediatamente depois de cada um dos espetáculos. No último dia, domingo 18 de novembro, pelas 17h00, será apresentada a peça “O Autómato”, dedicada ao público infanto-juvenil, na mais recente criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.
A iniciativa “Ver Com as Mãos” acontece antes do início de cada peça de teatro e, através deste projeto, os espetadores com baixa visão ou cegueira farão o reconhecimento sensorial da cenografia. Todos os espetáculos têm também tradução em língua gestual portuguesa.