O Jardim de Microclimas da Holanda foi o jardim mais votado pelos visitantes durante o 14º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, edição que teve como tema “O Clima nos Jardins.”
Proveniente de uma organização artística holandesa Laboratory for Microclimates que se descolou à Vila mais antiga de Portugal e explorou as qualidades existentes da região (questões relacionadas com a água, o vento e o calor) este jardim mereceu a preferência do público, registando 22, 3% dos votos.
O projecto artístico Jardim de Microclimas apresentou a beleza das plantas e a biodiversidade à escala do jardim.
Quando os visitantes percorriam o caminho, sentiam e desfrutavam dos microclimas apresentados. O Laboratório para Microclimas teve como objectivo sensibilizar para a agricultura urbana, a partir duma perspectiva climática, com projectos de arte, agricultura urbana e cinema.
O Jardim holandês, como foi o mais votado, vai manter-se em exposição na 15ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, em 2019.
A segunda preferência do público recaiu sobre o jardim proveniente da Argentina “Estações que Prendem” com 18,5% dos votos, enquanto o jardim Atitudes (In)Concientes da autoria do Corpo Nacional de Escutas do Agrupamento n,º 367 de Anais, Ponte de Lima, recolheu 12,6% dos votos.
A seleção das novas propostas para a edição 2019, que tem como tema Jardins do Fim do Mundo, está a decorrer neste mês de novembro.