O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu em cerimónia realizada no Palácio de Belém, a medalha da ordem do mérito desportivo a todos os jogadores da Seleção Nacional sub-19 que se sagraram campeões no Euro Sub-19, disputado em julho 2018 na Finlândia. O jovem vianense, Francisco Trincão, foi um dos atletas condecorados.
Trincão atualmente a jogar no Sporting de Braga, conquistou juntamente com o seu companheiro, João Filipe, o prémio de melhor marcador do torneio, ambos com cinco golos apontados.
Trincão, começou a dar os primeiros toques na bola no Sport Clube Vianense, passou uma época pelo FC Porto e outra pelo Palmeiras, mas o seu trajeto formativo tem sido feito no Sporting Clube de Braga.
A equipa técnica nacional, liderada por Hélio Sousa, foi igualmente condecorada com a comenda de mérito desportivo.
Fernando Gomes, Presidente da FPF, chefiou a comitiva e todos os jogadores receberam a condecoração das mãos do chefe de Estado.
Em nome do grupo, Diogo Queirós, capitão desta equipa, agradeceu a distinção e prometeu tudo fazer para “continuar a honrar o nome de Portugal” ao longo da carreira.
Recorde-se que Portugal se sagrou campeão da Europa de sub-19 após vencer a Itália, por 4-3, na final disputada na Finlândia.
O Chefe de Estado impôs as insignias aos seguintes jogadores:
Diogo Costa, João Virgínia, Ricardo Benjamim (ausente), Thierry Correia, Romain Correia, Diogo Queirós, David Carmo, Francisco Moura, Rúben Vinagre; Florentino, Miguel Luís, Diogo Teixeira, Nuno Henrique, Domingos Quina, Elves Baldé, Nuno Santos, Jota, Trincão, José Gomes, Mesaque Dju e Pedro Correia.
Hélio Sousa, Joaquim Milheiro, José Carneiro e Pedro Espinha foram os elementos da equipa técnica distinguidos por Marcelo Rebelo de Sousa.