FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

10 Nov 2018

PCP: Eurodeputado João Pimenta Lopes esteve reunido com Vianapesca

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
João Pimenta Lopes, eurodeputado do Partido Comunista Português PCP esteve em Viana do Castelo a reunir com a Vianapesca, Cooperativa de Produtores de Peixe. No […]

João Pimenta Lopes, eurodeputado do Partido Comunista Português PCP esteve em Viana do Castelo a reunir com a Vianapesca, Cooperativa de Produtores de Peixe. No final da reunião, realizada ao final da tarde de sexta-feira, o eurodeputado do PCP comprometeu-se a questionar o Parlamento Europeu sobre o impacto da instalação de um parque eólico flutuante ao largo do concelho na atividade piscatória.

Em causa está um projeto de aproveitamento da energia das ondas orçado em 125 milhões de euros, coordenado pela EDP, através da EDP Renováveis, e que integra o parceiro tecnológico Principle Power, a Repsol, a capital de risco Portugal Ventures e a metalúrgica A. Silva Matos.

“Neste momento temos alguns elementos, vamos apurar outros e sendo oportuno trataremos de colocar esta questão no plano da nossa intervenção no Parlamento Europeu com uma questão à Comissão Europeia. O objetivo é perceber que fundos estão a ser canalizados para este projeto, como está a ser feita a sua aplicação uma vez que o financiamento de um determinado projeto pode conflituar, diretamente, com um setor fundamental para o nosso país como é o setor das pescas”, sustentou o eurodeputado no final de uma reunião na Vianapesca, cooperativa de produtores de peixe de Viana do Castelo.

João Pimenta Lopes afirmou que a área de implantação do parque WindFloat Atlantic é de “grande extensão, apanhando todo o concelho de Viana do Castelo e de Caminha, até à fronteira”.

Para o eurodeputado comunista “não estará a ser tido em conta um conjunto de preocupações levantadas quer pela Vianapesca, quer por outras organizações de pescadores não só de Viana do Castelo como de concelhos limítrofes”.

Nesse sentido adiantou que o partido “irá procurar mais informação” sobe o projeto para sustentar a sua intervenção política.

João Pimenta Lopes esteve, também, em Ponte de Lima, a convite da escola secundária daquela vila do Alto Minho para participar num debate, com a presença de 60 alunos, sobre migrações e democracia, tendo ainda mantido contactos com Molima- Movimento para a Defesa do Rio Lima.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts