O II Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago” terá lugar entre 18 e 21 de Dezembro de 2018 em Ponte de Lima, e reunirá 12 músicos e musicologistas profissionais de Portugal, Espanha, República Checa e Estados Unidos da América, sob direção artística de Maurício Molina (City University of New York) e direção geral de Daniela Tomaz (Ensemble Med), com parceria do Departamento de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. O resultado será um concerto único, dia 21 de Dezembro pelas 21h30, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.
Este é um projeto artístico, pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval galaico-português. Tem como duplo objectivo, a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais e do património românico, que é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima.
“Na Rota do Peregrino” é um projeto promovido pel’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Ponte de Lima, o Teatro Diogo Bernardes e o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos e com o apoio da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Fundação GDA.
Programa da II Edição / “Na Rota das Cantigas de Santa Maria de Portugal”
“As Cantigas de Santa Maria são uma coleção de mais de 400 canções monódicas, compostas e compiladas na segunda metade do século XIII na corte do Rei Alfonso X “el Sabio”. Os textos destas composições estão escritos em Galaico-Português e narram diferentes milagres realizados pela Virgem Maria pelo mundo. Entre elas, aparece um grupo de obras que descrevem milagres que aconteceram em diversos lugares de Portugal. Neste programa, o Ensemble Na Rota do Peregrino explorará e interpretará este reportório dentro do contexto das fontes musicais primárias e dentro do clima social, religioso e político deste período histórico.” Maurício Molina