O Pavilhão Atlântico em Viana do Castelo, venceu o Prémio Global Awards – ARCHITECTURE MASTERPRIZE 2018, na categoria “Recreational Architecture”.
O Architecture MasterPrize reconhece e premeia os talentos daqueles que ultrapassam fronteiras e estabelecem novos padrões, que transformam o comum em algo verdadeiramente extraordinário e inspiram os outros, hoje e nas próximas gerações”
O pavilhão Atlântico, um projeto do gabinete de arquitetura de Valdemar Coutinho, foi inaugurado em setembro passado, é composto por dois corpos paralelepipédicos, implantados perpendicularmente entre si, formando em seu todo um volume único de linhas dinâmicas e contidas. O edifício apresenta dois materiais de acabamento, o aparente concreto e o grês cinza-azulado grampeado.
O tom geral do prédio é cinza, o que nos lembra o belo mar cinzento. Da mesma forma, o ‘hall’ de entrada tem vários painéis de azulejos cinzentos, alusivos aos crustáceos e às algas das praias de Viana do Castelo.
O pavilhão Atlântico, o quinto situado na zona urbana de Viana do Castelo, teve um investimento municipal de 1,3 milhões de euros.