A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugura este sábado, o Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, instalado no Hospital Velho, antigo albergue de peregrinos, depois de obras de reabilitação e apetrechamento de cerca de 250 mil euros.
No espaço, o visitante poderá encontrar, para além de um conjunto de elementos enquadrantes e interpretativos do Caminho, um conjunto de informações relevantes para a conclusão da peregrinação.
O apetrechamento da nova valência, num investimento de mais de 92 mil euros, foi feito no âmbito da candidatura Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa, que reúne dez municípios.
No âmbito das candidaturas foi executado um conjunto de obras de requalificação que permitiu dotar o espaço de condições e meios técnicos para a receção de peregrinos e visitantes retomando, de certa forma, a sua função primordial.
Esta candidatura pretende também dinamizar o potencial Cultural e Turístico das peregrinações a Santiago de Compostela, fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios atravessados por este traçado; contribuir para o desenvolvimento de produtos identificados como estratégicos para esta região que permitam complementar a oferta existente, nomeadamente nas vertentes do Turismo de Natureza e Touring Cultural e Paisagístico; e promover a colaboração intermunicipal materializada na conceção, gestão, implementação, comunicação e promoção deste projeto de natureza Cultural, Ambiental e Turística.
O Hospital Velho corresponde a uma antiga pousada de acolhimento dos peregrinos de Santiago, fundada por João Paes “o Velho” em 1468 e restaurada no século XVI com o intuito de prestar auxílio a viajantes e peregrinos. No âmbito da regeneração urbana, a Câmara Municipal apresentou candidatura ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), para uma empreitada de quase 145 mil euros, que requalificou as fachadas e a cobertura do edifício do Hospital Velho.