A West Sea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, avançou que trabalham, atualmente, nos estaleiros da capital do Alto Minho, mais de mil trabalhadores, dos quais 155 são dos extintos ENVC.
A West Sea revelou que além dos 345 colaboradores da empresa, trabalham nos estaleiros, uma média diária de cerca de 700 trabalhadores indiretos de subempreiteiros ligados à atividade de construção, manutenção e reparação naval”.
Atualmente, estão em construção na West Sea o navio oceânico World Explorer, que estará concluído no primeiro trimestre de 2019, o Navio Patrulha Oceânico NRP Setúbal, pronto no final do ano, três navios-hotel para o Douro, o Viking Helgrim (primeiro trimestre de 2019), o Amadouro (primeiro trimestre de 2019) e o Arosa (primeiro trimestre de 2019).
Para os próximos anos estão ainda previstas as construções de dois navios de expedição polar, no valor total estimado de 118 milhões de euros para a Mystic Cruises do empresário português Mário Ferreira.
Desde 2015, a subconcessionária dos estaleiros de Viana do Castelo já construiu oito navios e efetuou a reparação ou reconversão de 175 barcos.