FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

27 Dez 2018

Alto do Monte de S. Silvestre prepara-se para receber milhares de romeiros

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
De 29 a 31 de Dezembro, o alto do Monte de S. Silvestre, em Cardielos, concelho de Viana do Castelo, recebe milhares de romeiros que […]

De 29 a 31 de Dezembro, o alto do Monte de S. Silvestre, em Cardielos, concelho de Viana do Castelo, recebe milhares de romeiros que vêm procura a bênção para si, para os animais e para os campos. A Confraria de S. Silvestre serve nesses dias o afamado cabrito e, nesta festa de inverno, o bom vinho quente. À volta da Capela, deste Papa que se tornou Santo, os crentes cumprem as suas promessas. Há quem vá a S. Silvestre para oferecer cravos e alhos, agradecendo o cumprir dos milagres pedidos por intercessão do Papa Santo.

É tradição antiga, os romeiros visitarem o santuário de São Silvestre, santo a quem é atribuído o poder protetor dos animais, sobretudo bovinos. Os agricultores subiam o monte para recomendar os animais a São Silvestre, levando-os a dar voltas ao redor da capela e a receber a bênção. Agora há poucos animais, mas a romaria continua a chamar muita gente.

São, essencialmente, cavalos que hoje sobem o monte. Antigamente vinha gado monte acima de toda a ribeira Lima. Do lado do rio, vinham muitos devotos que faziam a travessia de barco, no barco do Porto. Quem vinha do lado de Ponte de Lima, com ou sem animais, subia pelo acesso nascente e quem viesse do lado de Viana pelo acesso poente, o único em uso hoje em dia.

Diz-se que a tradição secular a este Santo nasceu quando São Silvestre se colocou na outra margem, no alto do Castro de Roques, e desejou que onde caísse a sua vara aí fosse edificada uma Capela em sua honra. O penedo com a marca a que chamam as pegadas do Santo, situa-se em S. Silvestre, no picoto.

A Confraria, encabeçada por Henrique Parente, apostou forte na romaria deste ano, que pela primeira vez vai realizar a bênção de concertinas. Mais de 200 tocadores são esperados, no sábado, na capela de São Silvestre.

“O objetivo é encher o Largo junto à capela de concertinas, a imagem de marca da nossa romaria, mas como é a primeira vez que promovemos esta bênção esperamos, pelo menos, ultrapassar mais de 200 concertinas”, disse o juiz da confraria de São Silvestre e São Tiago, Henrique Parente.

Após a bênção das concertinas, marcada para sábado, pelas 21h00, “os tocadores partem da capela em rusgas, animando o recinto da festa”.

Além daquela novidade, a aldeia de Cardielos, espera receber entre 29 e 31 de dezembro “milhares” de visitantes atraídos pelas iguarias preparadas pela organização da romaria.

“Temos entre mil a mil e duzentos litros de vinho quente e cerca de 900 quilos de cabrito à São Silvestre para servir”, revelou Henrique Parente.

Segundo Henrique Parente a tradição, “muito antiga”, manda que “os romeiros visitem o santuário de São Silvestre, santo a quem é atribuído o poder protetor dos animais, sobretudo bovinos”.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts