FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

31 Dez 2018

Ano em Revista: Os acontecimentos de 2018 em Viana do Castelo

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Na reta final do ano, chega a altura de passar revista a 2018 e destacar os acontecimentos que mais marcaram Viana do Castelo. JANEIRO O […]

Na reta final do ano, chega a altura de passar revista a 2018 e destacar os acontecimentos que mais marcaram Viana do Castelo.

JANEIRO

O ano que agora termina começou com a queda de parte do telhado da Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância de Portuzelo. O incidente não causou vítimas.

A Igreja Matriz, também conhecida por Sé Catedral, acolheu a transladação dos restos mortais de D. Júlio Tavares Rebimbas, primeiro Bispo da Diocese de Viana do Castelo, numa cerimónia que contou com a presença de diversos bispos de Portugal e da Galiza.

Abriu em Viana do Castelo, no mês de janeiro, a primeira Escola de Bombeiros Voluntários do país, a primeira escola do género em Portugal. Também em janeiro de 2018, Viana do Castelo inaugurou a primeira Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica no país. Um projeto promovido pelo Geoparque Litoral de Viana do Castelo e desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo Escolar.

Assinalaram-se os 140 anos de funcionamento da velhinha Ponte Eiffel de Viana do Castelo, estrutura que é considerada Património Municipal e que transporta a Estrada Nacional 13 e a Linha do Minho sobre o Rio Lima, unindo a cidade de Viana à vila de Darque. A Ponte Eiffel, do engenheiro Gustave Eiffel, é um símbolo da arquitetura do ferro em Portugal, mede cerca de 645 metros de comprimento e foi considerada, na altura, uma obra monumental.

No primeiro mês do ano, foram celebrados os 170 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade.

Quase 1 milhão as pessoas visitou o Funicular de Santa Luzia, desde a sua reabertura, em abril de 2007.

Luís Nobre, arquiteto e atual vereador do planeamento e gestão urbanística, desenvolvimento económico, mobilidade e coesão territorial na Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi eleito presidente da concelhia do Partido Socialistas (PS) de Viana do Castelo com 96% dos votos.

O atleta vianense Miguel Ribeiro, do Clube Olímpico Vianense, conquistou, pela primeira vez, a Meia-Maratona Manuela Machado, que comemorou em 2018 a 20ª edição.

No dia 31 de janeiro, assinalaram-se os 20 anos do regresso do navio-hospital Gil Eannes à cidade de Viana do Castelo. O Navio Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, iniciou atividade como navio-hospital em 1955, apoiando durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos, até ser “resgatado” pela cidade que o viu nascer.

Foi das mãos de Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação com a tutela do Desporto e Juventude, que Rui Sousa recebeu, um prémio de homenagem por uma carreira de duas décadas de ciclismo.

FEVEREIRO

Em fevereiro, os atores Kelly Bailey e Lourenço Ortigão foram os Reis do Carnaval de Viana do Castelo. Kelly e Lourenço foram os protagonistas principais da novela “A Herdeira” da TVI, gravada na capital do Alto Minho.

O presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, anunciou a intenção de construir uma nova ponte sobre o rio Lima, orçada em cerca de 12 milhões de euros. O autarca vianense anunciou também, em fevereiro, o lançamento de uma Gala de Talentos para homenagear os talentos do concelho que estão espalhados pelo mundo.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade a integração nos quadros da autarquia de 33 trabalhadores que tinham vínculo precário ao município.

Uma linha de crédito de um milhão de euros para apoiar Pequenas e Médias Empresas do Alto Minho, foi lançada, em fevereiro de 2018, em Viana do Castelo, fruto de uma parceria entre a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Crédito Agrícola do Noroeste.

O presidente da comissão liquidatária dos estaleiros de Viana do Castelo anunciou a venda de 3.350 toneladas de aço, destinadas à construção dos navios asfalteiros para a Venezuela, gerando um encaixe de um milhão de euros.
Aquele material destinava-se à construção dos dois navios asfalteiros encomendados, em 2010, pela empresa petrolífera venezuelana PDVSA àqueles estaleiros navais, cuja construção nunca foi iniciada.

No mês de fevereiro, ficou-se a conhecer a maqueta do aquarium, com cerca de cinco mil metros quadrados, previsto para a frente ribeirinha de Viana do castelo, integrado num investimento de mais de 100 mil euros de um consórcio internacional.

A fralda inovadora para incontinentes, produzida em Viana do Castelo, pela Nunex, foi eleita Produto do Ano 2018.

Foi também no mês de fevereiro, que António Carvalho Martins voltou ao ativo no PSD ao ser eleito vogal da Comissão Política Nacional no 37º congresso do partido, sob a liderança de Rui Rio.

No mesmo mês, iniciaram-se as comemorações dos 50 anos da Maternidade do hospital de Santa Luzia.

19 empresas com sede no concelho de Viana do Castelo receberam, em fevereiro deste ano, o estatuto de PME Excelência 2017, atribuído pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal.

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) em liquidação, venderam 2.271 toneladas de chapas de aço por 740 mil euros, num leilão realizado em Lisboa.

Inês Amorim, de 26 anos, natural de Viana do Castelo, foi a única portuguesa a integrar a lista dos 20 semifinalistas da 5.ª edição do prémio francês LVMH, promovido pela marca de luxo Louis Vuitton.

Os Madame Monsieur, a dupla escolhida pela França para representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2018, gravou o seu vídeo de apresentação em Viana do Castelo.

A fechar o mês de fevereiro, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB) deu início ao julgamento do diferendo sobre os limites territoriais de duas freguesias em Viana do Castelo. O caso envolve a Areosa e antiga freguesia de Monserrate (agora integrada na União de Freguesias de Viana do Castelo com as antigas freguesias de Santa Maria Maior e Meadela).

MARÇO

Em março, a Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de requalificação da escola EB 2.3/S de Barroselas, num investimento de 1,8 milhões de euros, reclamado desde 2011. Nesse mês, o presidente da autarquia vianense, José Maria Costa, deslocou-se ao Brasil, para assinar o acordo de geminação com o Rio de Janeiro.

Carlos Morais Vieira, que encabeçou a única lista concorrente à liderança da distrital do PSD de Viana, foi reeleito com 549 votos.

Neste terceiro mês do ano, um grupo de cidadãos de Darque, lançou uma petição pública a pedir o afastamento do pároco, face às “inúmeras atitudes lamentáveis para com a população” daquela freguesia da margem esquerda do rio Lima.

A ourivesaria Quilate, na rua Gago Coutinho, em pleno centro histórico de Viana do Castelo foi assaltada tendo sido furtados “alguns quilos de ouro tradicional”, num prejuízo estimado em “milhares de euros”.

A 13 de março, o Sport Clube Vianense comemorou 120 anos de história.

Março, foi o mês da extinção dos estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Carlos Meira acabou, em Lamego, com o que classificou “congresso perfeito” do CDS-PP. Num discurso violento e de dedo em riste virado a Assunção Cristas, o ex-presidente da concelhia do CDS-PP de Viana do Castelo e candidato do partido à Câmara da capital do Alto Minho nas autárquicas de 2013, acusou-a de “falta de respeito” pelo Alto Minho.

Os Bombeiros Municipais de Viana do Castelo assinalaram, no dia 22 de março, 238 anos de existência.

A Fundação Santoinho foi homenageada no Brasil pela Câmara de vereadores do Rio de Janeiro, pela Casa do Minho, pela Câmara de Petrópolis e Museu Imperial de Petrópolis.

A igreja de Santa Luzia, integrou em 2018, pela primeira vez, a visita noturna a igrejas e capelas da cidade, tradição secular cumprida na quinta-feira Santa, dia 29 de março.

Um edifício polivalente de três andares, no templo de Santa Luzia, foi inaugurado. O edifício das Tílias, dotado de albergue de peregrinos, restaurante, arquivo e museu do santuário de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus foi concluído, num investimento global de dois milhões de euros.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, entregou à escola secundária de Santa Maria Maior, a bandeira Escola Azul. A atribuição daquele galardão tem por objetivo estimular e apoiar as escolas portuguesas a trabalhar os temas ligados ao mar, bem como promover a literacia do oceano entre as camadas mais jovens.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu um novo autocarro de 35 lugares para prestar apoio à educação (escolas), desporto e cultura. O investimento foi de 130 mil euros.

Os trabalhadores da Europac Kraft Viana, aprovaram, em plenário, os valores da atualização salarial até 2020, propostos pela administração do grupo espanhol. Em 2018, a Europac Kraft Viana, aumentou em 60 euros o salário-base.

A Escola Desportiva de Viana anuncia que vai ter, pela primeira vez, equipa sénior de hóquei em patins.

Emília de Brito Figueiras, aluna da Escola Básica Integrada de Castelo do Neiva conquistou a medalha de prata e Nuno Gabriel Carvalho Carneiro, aluno da Escola Secundária Santa Maria Maior arrecadou a medalha de bronze, na final nacional da 36ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática.

Ainda em março, o Presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, e a Vereadora com o pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, entregaram as chaves e assinaram os contratos para a instalação de famílias em onze habitações sociais propriedade da Câmara Municipal.

O coordenador da CDU de Viana do Castelo, Filipe Vintém, denunciou “estar a ser programado um verdadeiro atentado à água pública” do Alto Minho, com a anunciada fusão dos sistemas de águas e saneamento da região.

A fechar o terceiro mês de 2018, cerca de 30 ex-trabalhadores concentraram-se em frente à porta dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, na avenida do Atlântico (ENVC), para contestar a extinção da empresa pública de construção naval.

ABRIL

Em abril, a ampliação da fábrica de Viana do Castelo da multinacional francesa do setor automóvel, Eurostyle Systems ficou concluída, num investimento de oito milhões de euros, que criou 250 novos empregos.

Mais de 650 ginastas, de 60 clubes de todo o país participaram, no centro cultural de Viana do Castelo, no campeonato nacional de minitrampolim.

Neste quarto mês de 2018, ouro e dinheiro, em valor não quantificado foi roubado, da igreja de Nossa Senhora d’Agonia.

O Darque Kayak Clube obteve o melhor resultado colectivo de sempre no Campeoanto Nacional de Fundo em canoagem.

O Ministério Público começou a investigar o presidente demissionário da Associação de Reformados e Pensionistas de Viana do Castelo por alegado desvio de verbas que se destinariam a um lar de idosos.  Ainda em abril, o Ministério Público (MP) acusou a diretora técnica e quatro funcionários da Casa dos Rapazes, de Viana do Castelo, de 35 crimes de maus tratos a crianças.

No mês quatro de 2018, a Câmara de Viana anulou o concurso da empreitada de reconversão da antiga praça de touros da cidade em campus desportivo, num investimento de 3,5 milhões de euros, por ter fechado deserto.

Terminaram, em abril, as gravações da telenovela da TVI “A Herdeira”.

Viana do Castelo conquistou quatro galardões nos Prémios Portugal Cinco Estrelas 2018. O concurso, premiou, a Filigrana, a Praia do Cabedelo, o Templo-Monumento de Santa Luzia e as Festas de Nossa Senhora D’Agonia, depois de a votação ter envolvido 205.895 pessoas.

Renato Garrido deixou o comando técnico da Juventude Viana. André Azevedo assumiu o cargo de treinador principal da equipa vianense de hóquei em patins.

A CDU e o PSD renunciaram ao mandato autárquico e provocaram eleições antecipadas na Vila de Darque.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu uns brincos à Rainha da Ourivesaria Freitas, para oferecer a dona Letízia, no âmbito da visita de Estado que realizou a Espanha.

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino declarou em abril a utilidade pública das expropriações dos terrenos necessários à construção dos acessos rodoviários ao porto de mar de Viana do Castelo. O despacho assinado pela governante foi publicado em Diário Da República.

Ainda em abril, o tribunal de Viana do Castelo condenou o explicador e professor de karaté de 41 anos de idade, a cinco anos de prisão, com pena suspensa pelo mesmo período, por 82 crimes de abuso sexual de criança e por seis de atos sexuais com adolescentes.

A Assembleia Municipal de Viana aproou a alteração orçamental que permite financiar os novos acessos rodoviários ao porto de mar.

O Bloco de Esquerda (BE) acusou a Águas do Norte de “assédio moral” ao deslocar trabalhadores de Viana do Castelo para outros concelhos.

O Teatro Municipal Sá de Miranda assinalou 133 anos de vida e o jornal britânico The Guardian elegeu Viana do Castelo como uma das 12 melhores cidades de praia do sul da Europa. Também em abril de 2018 o Funicular de Santa Luzia cumpriu um milhão de viagens.

MAIO

O mês de maio começou com Viana do Castelo a acolher a Seleção Nacional Feminina de Voleibol, na sua preparação para os campeonatos europeus.

Foi aprovada candidatura de mais de 1ME para reabilitar bairros sociais da Meadela e Monserrate.

Cerca de 400 adeptos vianenses do FC Porto, festejaram na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, a conquista do 28º título de campeão nacional de futebol dos azuis e brancos.

Mariana Gonçalves, atleta do Surf Clube de Viana alcançou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo do Desporto Escolar que decorreu em Casablanca, Marrocos e Lara Carvalho, atleta do Clube de Vela de Viana do Castelo foi a única velejadora do Norte a participar nos europeus que se realizaram, em maio, na Holanda.

A biblioteca municipal de Viana do Castelo foi assaltada tendo sido furtado o dinheiro existente numa máquina de cafés instalada no interior do edifício para servir os utilizadores do espaço. Também no mês de maio, a piscina municipal situada na avenida do Atlântico foi assaltada. Foram furtadas algumas moedas de um escritório, cujo valor não foi divulgado.

O Sport Clube Vianense ficou classificado no 2º lugar do campeonato distrital de futebol, não conseguindo garantir o tão desejado regresso às provas nacionais.

A estátua de homenagem ao navegador Caramuru foi retirada da Praça da República, em pleno centro de Viana do Castelo.

O futebolista vianense Nélson Lenho, capitão do Desportivo das Aves, viu o seu nome envolvido num alegado esquema de viciação de resultados. O atleta garantiu prontamente, que nunca esteve envolvido “em quaisquer atos lesivos da verdade desportiva”.

Também em maio, o Projeto Escola da Natureza do CMIA conquistou European Citizen’s Award Natura 2000.

No dia 19, do quinto mês do ano que agora termina, chegou a Viana do Castelo a 52ª edição do Rally de Portugal.

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária do executivo a abertura do concurso público para a construção dos acessos rodoviários ao porto de mar da cidade com um preço base de sete milhões de euros.

Viana do Castelo foi o concelho escolhido para um investimento de 2,4 milhões de euros da multinacional francesa de cosmética Grupo GM.

Realizou-se na Capital do Alto Minho a Taça do Mundo de Maratonas em canoagem pela primeira vez e a Dragon Force abriu em Viana a 20ª escola de futebol em parceria com o Neves Futebol Clube. Viana do Castelo, também acolheu em maio, o estágio da seleção nacional de Classe Optimist de Vela.

A 30 de maio, ficou-se a saber que Maria João Soares, uma estudante vianense de 23 anos de idade, seria a mordoma do cartaz oficial da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia 2018.

JUNHO

O mês de junho começou com o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, a ser reeleito, para um último mandato na liderança daquela entidade regional.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou, na reunião ordinária do executivo municipal, que a capital do Alto Minho vai ser cenário de uma telenovela da rede Globo, baseada no romance Arroz de Palma.

Em junho, o futebolista de Barroselas, João Queirós foi apresentado como reforço da equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal e o jornal espanhol El País destacou as praias de Viana pelas condições de “excelência” para o surf.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e líder da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM), José Maria Costa, foi eleito presidente da Assembleia Geral da Águas do Norte.

Viana acolheu cerca de 300 hóquistas veteranos de 6 países na EVRI CUP 2018 e a praia do Cabedelo recebeu, o GKA Kitesurf World Tour e a PWA World Tour – Campeonato Mundial de Windsurf.

No mês de junho, o canoista vianense Sérgio Maciel venceu o Campeonato Nacional de Maratonas.

Ainda em junho, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, anunciou que cortará relações institucionais com a Caixa Geral de Depósitos se o banco público não recuar na intenção de encerrar o balcão de Darque.

A maioria socialista na Câmara Municipal aprovou a adesão de Viana à Águas do Alto Minho.

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, é investigado pela Polícia Judiciária(PJ) por, alegadamente, ter recebido contrapartidas pela prática de alegados atos ilícitos. Melchior Moreira é suspeito de abusos em contratos de ajuste direto.

Jaqueline Alves foi eleita Miss Viana 2018, num evento que decorreu no Museu de Artes Decorativas da cidade minhota.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa escolheu uns brincos à Rainha, filigrana de Viana do Castelo, para oferecer a Melania Trump, no âmbito de uma visita de Estado que fez à Casa Branca nos Estados Unidos da América.

O mês terminou com Cláudia Marinho, vereadora da CDU na Câmara de Viana do Castelo a critica através de Carta Aberta dirigida aos vianenses, a criação da empresa Intermunicipal “Águas do Alto Minho”. A vereadora comunista entende ser um “negócio inaceitável”.

JULHO

O mês de julho arrancou com a abertura dos bares da Praia Norte, depois da grande requalificação que sofreu aquele espaço nobre da cidade.

A Assembleia Municipal de Viana do Castelo aprovou, por maioria, a adesão do concelho à entidade pública regional Águas do Alto Minho, para a gestão multimunicipal dos sistemas em baixa de água e saneamento.

A estátua de homenagem ao navegador Caramuru, obra de arte da autoria de José Rodrigues, que tinha saído da Praça da Republica, foi instalada na Praia Norte.

O Viana Remadores do Lima venceu a Taça de Portugal de remo masculino que decorreu em Coimbra. Também no desporto, Francisco Trincão, jovem futebolista natural de Viana do Castelo, foi convocado para representar Portugal no Euro 2018 da Finlândia em sub-19.

Um grupo de amigos da ribeira de Viana do Castelo recriou uma tradição de infância, mergulhando no cais.

Ainda em julho, o distrito de Viana do Castelo ficou sem a delegação do Porto Canal, que funcionava desde 2010, cobrindo os dez concelhos do Alto Minho.

As filmagens do novo filme realizador Leonel Vieira, intitulado “Tiro e Queda”, decorreram a bordo do navio museu Gil Eannes.

Nos Estaleiros da WestSea, decorreu a entrega de mais um navio para a Marinha, o NRP Sines.

O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou a segunda fase da fábrica da multinacional francesa Eurostyle Systems, no parque empresarial de Lanheses, que representou um investimento de 27 milhões de euros e criou 350 postos de trabalho. Também em Viana do Castelo, o primeiro-ministro anunciou a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa.

O PSD de Viana do Castelo aprovou o nome de Elisabete Maciel como cabeça de lista do partido às eleições intercalares de Darque, mas nas listagens do tribunal, aparecia o nome de Helena Marques.

Viana do Castelo esteve em destaque na edição especial da CovetED, revista inglesa dedicada ao ‘design’. Com o título Secrets From Portugal, a capa da publicação britânica realçou o ouro e o traje das mordomas da capital do Alto Minho.

Ainda em julho, a diocese substitui padres em várias Paroquias de Viana do Castelo.

A Federação Portuguesa de Atletismo oficializou a suspensão de cinco atletas, por doping, entre os quais o meio-fundista de Barroselas, Hélio Gomes.

Martine Love é a marca de roupa de senhora que a neta de Champalimaud criou, inspirada nos bordados de Viana do Castelo.

O jovem futebolista vianense Francisco Trincão, sagrou-se campeão da Europa pela seleção portuguesa de futebol de sub-19, e também conquistou o prémio de melhor marcador do torneio realizado na Finlândia.

Também no desporto, Vânia Franco, natural de Viana do Castelo, sagrou-se campeã da Europa na variante Pool do bilhar, e o atleta, igualmente natural de Viana do Castelo, Henrique Correia, de 52 anos, sagrou-se campeão da europa de Pool na disciplina de Straight Pool (ou 14+1) em veteranos (mais de 40 anos), nos Campeonatos da Europa de Pool, realizados na Holanda.

AGOSTO

O mês de agosto começou com muito calor. O CDOS de Viana do Castelo alertou para um aumento muito significativo da temperatura máxima que, praticamente em todo o território do distrito alcançou valores próximos dos 40ºC,

Foi lançada no inicio do oitavo mês de 2018, uma petição com 1.800 assinaturas que pretendia elevar Viana do Castelo a capital da música techno.

No Museu do Traje foram apresentados os cinco primeiros Trajes à Vianesa com etiqueta de certificação.

Viana do Castelo voltou a receber a Volta a Portugal em bicicleta e o festival NeoPop.

Mais de 630 mordomas, de cinco países, desfilaram pelas principais artérias de Viana do Castelo, no arranque da Romaria d’Agonia 2018.

O Sport Clube Vianense anunciou o regresso, ao clube, da seção de futebol feminino.

Em agosto, foi concluída a empreitada do centro histórico de Darque. Um investimento de 8 milhões de euros em nove empreitadas de regeneração urbana na vila da margem sul do rio Lima.

Ainda nas festas da Agonia, a transmissão, inédita, conjunta do Cortejo Histórico e Etnográfico da Romaria da Senhora d`Agonia, através das plataformas online da rádio ALTO MINHO e da rádio GEICE, foi acompanhada por mais de 250 mil pessoas.

O Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte disse ter visitado, durante o mês de agosto, vários estabelecimentos em Viana do Castelo e verificou que a maioria não cumpria o contrato coletivo em matérias como salários, férias, folgas ou horários.

No mesmo mês, chegou ao Porto de Mar de Viana do Castelo uma nova grua de grandes dimensões, com um valor comercial de 5 milhões de euros, que permitiu uma melhoria na prestação de serviços de movimentação vertical.

O mês de agosto terminou com a Autoridade Nacional da Proteção Civil a lançar um aviso à população para o risco máximo de incêndios.

SETEMBRO

Em setembro, a CDU ganhou as eleições intercalares para a Junta de Freguesia de Darque, tendo conseguido seis dos 13 mandatos a atribuir. Augusto Silva passou a ser o novo presidente de junta.

Um empresário de Viana do Castelo acorrentou-se a um banco de pedra, em frente às instalações locais da EDP Distribuição, para exigir o pagamento da totalidade de kilowatts (kW) que vende à empresa.

Também em setembro, foram Iniciadas as obras de requalificação da envolvente ao navio-museu Gil Eannes.

No dia 7 do nono mês do ano de 2018, o atleta de Viana do Castelo, Sérgio Maciel, sagrou-se campeão do mundo em canoas monolugar (C1), na especialidade de maratonas, nos mundiais de canoagem que decorreram na Vila de Prado.

A Polícia Judiciária (PJ) de Lisboa deteve em Darque, um homem de 61 anos considerado um dos maiores traficantes de droga português.

Nuno Carneiro, aluno do 10º de escolaridade, de Viana do Castelo, conquistou a medalha de prata na 8.ª edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP que decorreram em São Tomé e Príncipe. Emília Brito Figueiras, aluna da escola básica da Foz do Neiva – Castelo de Neiva trouxe para Portugal a medalha de prata nas “Olimpíadas de Maio”.

Em setembro, Gonçalo Queirós, da Pizzaria Dolce Vianna, sagrou-se Campeão Nacional de Pizza Acrobática e Bruna Silva, de 17 anos, sagrou-se a nova Miss Queen Portugal, na gala levada a cabo no Centro Cultural de Viana do Castelo..

Mais de 50 mil pessoas assistiram aos 28 concertos que decorreram em cinco palcos durante os dois dias do Festival Viana Bate Forte.

A Câmara de Viana do Castelo investiu, no ano letivo 2018/19, dois milhões de euros em apoios sociais a mais de 3.000 alunos do concelho.

O Ministério Público (MP) acusou setenta e nove pessoas e 47 empresas no processo-crime sobre ganhos ilícitos de quase 10 milhões de euros com projetos relacionados com a Associação Industrial do Minho – AIMinho e cofinanciados pela União Europeia.

Viana do Castelo organizou, em setembro, no Pavilhão de Monserrate, o Campeonato da Europa Sub-20 em Hóquei em Patins.

Pedro Meira, foi eleito presidente da comissão política concelhia do CDS de Viana do Castelo. O advogado de 39 anos foi o único candidato.

OUTUBRO

Em outubro, a revista inglesa de arquitetura classificou o pavilhão do Atlântico de Viana do Castelo como um exemplo de excelência de arquitetura em betão.

Nesse mês, cerca de 1.300 escuteiros participam na abertura do Ano Escutista em Castelo de Neiva.

O município de Viana do Castelo recebeu o galardão “O Melhor Município para Viver”, na categoria Economia.

O presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, foi um dos cinco detidos no âmbito de uma investigação relativa à presumível viciação de procedimentos de contratação pública. Melchior Moreira, negou perante o juiz de Instrução Criminal, a prática dos crimes de que é indiciado.

A Polícia Judiciária (PJ) do Porto fez buscas na sede da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, instalada no Castelo Santiago da Barra, em Viana do Castelo.

A União Europeia apoia com 60 ME o Parque eólico flutuante ao largo de Viana do Castelo.

Os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) queixam-se dos preços “especulativos” do alojamento em Viana do Castelo.

O jogador Nelson Lenho, natural de Santa Leocádia de Geraz do Lima ofereceu ao município de Viana do Castelo a camisola que usou no Jamor, na final da Taça de Portugal, no jogo frente ao Sporting.

Tribunal decreta prisão preventiva para Melchior Moreira. O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, um dos cinco suspeitos na alegada viciação de procedimentos de contratação pública, ficou em prisão preventiva.

O ex-deputado e ex-vereador do PSD, Eduardo Teixeira foi reeleito, presidente da comissão política concelhia do PSD de Viana do Castelo ao alcançar “77% dos votos (201 votos) contra os 23% (61 votos) atingidos Carlos Tavares.

Rui Pedro Silva, foi reconduzido na liderança do Sport Clube Vianense. Nas eleições menos concorridas dos últimos anos no clube de Viana do Castelo, Rui Silva alcançou 56 votos num universo de 1400. Votaram nestas eleições 60 associados.

NOVEMBRO

Em novembro, foi inaugurado em Viana do Castelo o novo centro de interpretação dos Caminhos de Santiago.

O restaurante Tasquinha da Linda, situado na ribeira de Viana, passou a ostentar o distintivo de Bib Gourmand, a última categoria a percorrer no Guia que atribui a estrela Michelin.

Um incêndio deflagrou no hipermercado E.Leclerc, em Darque. Não causou vitimas, mas os estragos foram elevados.

Durante o penúltimo mês do ano, o Ministério Público (MP) acusou uma mulher, que ofereceu dinheiro a dois agentes da PSP de Viana do Castelo para não fazer o “teste do balão”, de dois crimes de corrupção ativa.

O jovem de Meadela Luís Roque, cofundador e CEO na empresa HUUB subiu ao palco principal da Web Summit.

A empresa de Construções Amândio Carvalho, vai construir os acessos rodoviários ao porto de mar. A obra está prevista para final de janeiro de 2019.

Emília Cerqueira, a deputada do PSD eleita pelo distrito de Viana do Castelo assumiu ter registado, por livre iniciativa, a presença de José Silvano no Parlamento.

José Correia de Brito, natural de Vila Nova de Anha, conquistou o terceiro lugar no Prémio REN, que premeia as melhores teses na área da Engenharia, Economia, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação e Computação, na área de energia, a nível nacional.

O presidente da Mystic Invest, Mário Ferreira encomendou à West Sea a construção de dois navios de expedição polar, no valor de 118 milhões de euros. O contrato de construção dos navios foi assinado, numa cerimónia presidida pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. Mário Ferreira, também anunciou nos estaleiros navais de West Sea, em Viana, ter garantido um financiamento de 165 milhões de euros do “maior banco do mundo”, o  ICBC Leasing, Banco Industrial e Comercial da China, para a construção de três navios oceânicos para a Mystic Cruises.

Soube-se em novembro, que um agente da PSP de Viana do Castelo foi despedido em julho por ter sido apanhado a roubar queijos e vinhos numa superfície comercial de Areosa.

O pavilhão Atlântico, foi distinguido pelo Prémio Construir 2018 como Melhor Projeto Público de Arquitetura durante a 11ª edição daquele galardão, realizada no Cine – Teatro Capitólio, em Lisboa.

A requalificação da pista de atletismo de Mazarefes foi inaugurada, num investimento de cerca de 150 mil euros, financiado pela Câmara de Viana do Castelo.

Ainda em novembro, a Unidade de Saúde do Alto Minho (ULSAM) conquistou o primeiro lugar, na categoria das Unidades Locais de Saúde (ULS) atribuído pelo Top-2018”: A excelência dos Hospitais”.

DEZEMBRO

Em dezembro, o Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo, anunciou ter recolhido, 51.643 quilos de bens alimentares.

Pela primeira vez nos últimos cinco anos, a iluminação de Natal não brilhou no templo de Santa Luzia. Também a araucária excelsa com 49 metros de altura, que nos últimos anos assumia, o estatuto de “maior árvore natural de Natal da Europa” quando acendia mais de 10 mil lâmpadas em plena cidade de Viana do Castelo, este ano ficou às escuras.

Ainda em dezembro, três dos cinco elementos da comissão executiva da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) apresentaram a sua demissão, provocando a marcação de eleições antecipadas para 18 de janeiro.

Um jovem de 22 anos morreu na sequência de uma agressão com arma branca, em Areosa.

O Bolo Rei Gigante foi uma das principais atrações do Natal de Viana do Castelo. A iguaria natalícia foi oferecida à população, acompanhada de vinho do Porto.

A empresa Reabilitar Viana anunciou, em dezembro, um investimento, em 2019, de 12,5 milhões de euros na reabilitação de vários imóveis degradados do centro histórico da capital do Alto Minho.

A Câmara Municipal, anunciou, que o estádio Manuela Machado, na Meadela, vai passar a receber equipas de futebol de todo o mundo para a realização de estágios já a partir de janeiro.

O jornal britânico “The Telegraph” considerou Viana do Castelo uma das 10 cidades costeiras mais bonitas de Portugal. Na sua edição digital, o jornal  afirmou que, sendo “rica em mansões opulentas em estilo manuelino, renascentista e barroco, Viana do Castelo encontra-se num belo cenário no estuário de Lima”.

O impasse diretivo na Confraria de Santa Luzia impediu, este ano, a realização da festa em honra da Santa dos olhos.

Os 28 lotes de terreno do Parque da Cidade, à venda desde 2006, renderam à VianaPolis cerca de oito milhões de euros. A informação foi avançada no ultimo mês de 2018 pelo presidente da Câmara, José Maria Costa.

Júlio Meirinhos, anunciou que vai concorrer às eleições do Turismo do Porto e Norte de Portugal, marcadas para 18 de janeiro,

Dois homens, com idades entre os 27 e os 33 anos, detidos pelo alegado homicídio de um jovem de 22 anos, em Areosa, aguardam julgamento em prisão preventiva. A medida de coação foi aplicada pelo tribunal de Viana do Castelo, após primeiro interrogatório judicial.

A Ikea, anunciou em dezembro, que Viana do Castelo vai ser a primeira cidade do país a receber os pontos de recolha que a empresa Sueca vai abrir em várias zonas do país.

No desporto, o Santa Luzia FC, equipa feminina de Viana do Castelo, eliminou o Sporting da Taça de Portugal de futsal.

A jovem vianense, Marta Jordão Paço, atleta de 13 anos, alcançou a medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Surf Adaptado, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América. A jovem, cega de nascença, surfista do Surf Clube de Viana, foi recebida em euforia no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, por dezenas de vianenses.

O presidente da Câmara, José Maria Costa, foi um dos 18 distinguidos com os Prémios da Lusofonia 2018, atribuídos pelo Instituto do Mundo Lusófono (IMLus).

Último semestre de 2021 é a data apontada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo para a abertura do novo hotel do grupo espanhol Meliá Hotels International. A unidade de quatro estrelas vai ser construída no Parque da Cidade, junto ao parque ecológico, num investimento de 11 milhões de euros. O anuncio foi feito pelo autarca vianense neste último mês do ano.

Um forte dispositivo policial foi mobilizado para seguir de perto o protesto do movimento “coletes amarelos”. A mobilização de manifestantes ficou muito á quem das expetativas.

A Praça da Republica encheu-se de gente, na véspera de Natal. Milhares de pessoas seguiram a tradição de beber um cálice de moscatel acompanhado de uma banana.

Viana do Castelo voltou a estar em destaque na imprensa internacional. Desta vez foi a revista espanhola, Hola, que integrou a capital do Alto Minho, no seu roteiro das cidades portuguesas para uma “escapadinha” durante a celebração do Dia de Reis.

Ainda em dezembro, a Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) recebeu o Prémio de Mérito no Incentivo à Arbitragem, atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O Navio Patrulha Oceânico (NPO) Setúbal, o segundo de dois construídos nos estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, foi entregue neste mês de dezembro à Marinha portuguesa.

Sara Moreira e Hermano Ferreira vencem a corrida São Silvestre de Viana do Castelo e uma das ultimas iniciativas de 2018, foi a realização do maior torneio de Natal de voleibol. A prova contou com 1.100 atletas, de 24 clubes, de 66 equipas de Portugal e da Galiza.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts