No primeiro trimestre de 2019, o Teatro Municipal Sá de Miranda vai acolher o “Ouvir e Falar”, um ciclo de conversas com música que vai trazer grandes nomes nacionais e internacionais ao palco do ex-libris de Viana do Castelo. O conceituado ator brasileiro Lima Duarte, conhecido do publico português, de entre outras personagens, como o emblemático, “Sinhôzinho Malta” da histórica telenovela brasileira Roque Santeiro, produzida e exibida pela Rede Globo, em 1985 e 1986, vai ser uma das estrelas.
Lima Duarte estará em Viana do Castelo, no dia 23 de fevereiro e partilhará o palco do Teatro Sá de Miranda com o fadista português, Camané.
Promovido por António Victorino d’Almeida e Miguel Leite, este ciclo de conversas acontece aos sábados, às 21h30, e para além de Lima Duarte, vai trazer ao Teatro nomes como Mário Laginha, João Soares, Alice Vieira e Edgar Morin, Paulo de Carvalho e o guitarrista clássico argentino Eduardo Isaac, um dos melhores guitarristas do Mundo.
A primeira conversa com música acontece a 5 de janeiro, contando com o músico Mário Laginha, pianista e compositor de referência. A 26 de janeiro, será a vez de Alice Vieira, escritora e jornalista, se apresentar ao público vianense.
No mês de fevereiro, a 9, apresenta-se João Soares, político que já presidiu à Câmara Municipal de Lisboa e que já foi Ministro da Cultura, e a 23 de fevereiro a iniciativa trará a Viana do Castelo o conceituado ator brasileiro Lima Duarte.
A 16 de março, “Ouvir e Falar” continua com Eduardo Isaac, guitarrista clássico argentino, recebendo a 30 de março o antropólogo e sociólogo francês Edgar Morin, bem como a docente franco-portuguesa Isabelle Oliveira.
A iniciativa vai contar com participações artísticas e musicais variadas, que vão trazer ao Teatro Municipal Sá de Miranda nomes como a atriz Melânia Gomes, a cantora Nádia Sousa, a pianista Madalena Garcia Reis, Gil Godinho na guitarra clássica, Carlos Azevedo Trio com piano, contrabaixo e bateria, bem como o fadista Camané.
No palco do teatro vianense vão ainda atuar Quarteto Contratempus, a soprano Teresa Nunes, Crispim Luz no clarinete, Susana Lima no violoncelo, Brenda Vidal Hermida no piano, contando ainda com a voz de Paulo de Carvalho, o piano de Victor Zamora e o Grupo de Bailarinas de Salsa.
Todos os espetáculos são gratuitos, mas o publico terá que efetuar a sua marcação e levantar os respetivos ingressos, na bilheteira do Teatro Sá de Miranda.