Quatro Lenhadores, entre os quais o Mordomo do Machado, Paulo Afonso, e um lenhador de cada uma das três freguesias do Vale do Neiva, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, procederam à cerimónia inaugural da Fogueira de Natal que, depois de vários dias de preparativos e de inúmeras idas ao monte, teve início em pleno Largo das Neves, no dia 22 de dezembro.
Com a bênção do padroeiro São Pedro, realizou-se uma grande e longa Fogueira de Natal que cumpriu o desígnio de preservar a prática ancestral de reunir, em torno do calor e da luz do fogo, todas as pessoas que procurassem um momento de reflexão, de encontros, de reencontros e de confraternização numa quadra festiva e especial.
Durante uma tarde e uma longa noite, os participantes puderam desfrutar de sabores gastronómicos (destaque para o tradicional vinho quente e sopa de burro cansado), da decoração e dos sons tradicionais das concertinas (Balugães), dos bombos (S. Sebastião de Darque), da gaita-de-foles (Gaiteirinho) e dos tambores, num espaço único de reunião, de comunhão e de convívio. Com uma equipa escalonada para o efeito, três lenhadores de Barroselas foram distribuindo os seis tratores de lenha pela Fogueira de Natal. E foi preciso chegar até às 5 horas, já do dia seguinte, para lançar o último canhoto sobre a fogueira que foi ardendo, aquecendo e alegrando até ao dia 24 de dezembro.
A iniciativa que se formalizou no passado ano, já tem novo mordomo. Depois do brinde, com “vinho quente”, dos três autarcas, das freguesias de Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, com a presença do vereador Luís Nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo e toda a equipa dos “Lenhadores do Largo”, o machado foi transferido pelo Paulo Afonso, numa cerimónia simbólica, para o novo “Mordomo do Machado”, Joel Monteiro, de Barroselas.
A adesão, e mais do que isso, a satisfação dos presentes, demonstrou que o evento “Fogueira de Natal” é válido pelo conceito e oportuno pela data. O sucesso e o entusiasmo deste ano reforçarão as condições necessárias à continuidade de uma iniciativa que pretende um Natal em comunidade mais aconchegado, animado e harmonioso. Para o ano há mais e, provavelmente, a 21 de dezembro.
Os organizadores, os Lenhadores do Largo, bem como os parceiros Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto e a Associação Promotora, Padela Natural, agradecem a presença de todos os que marcaram presença e que apoiaram uma atividade que promove o encontro e a coesão comunitária.
Foto: Jaime C. Pereira