Os árbitros Júlio Teixeira e Orlando Panza, impediram a Juventude Viana de conquistar pontos, este sábado, em Monserrate diante do Sporting, em partida da 10ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins da 1ª Divisão. Num jogo que até estava a ser bem disputado pelas duas equipas, a dupla de arbitragem decidiu ser protagonista e prejudicou, não só a equipa minhota mas também o espetáculo.
A Juventude Viana entrou forte, mas Gonçalo Suissas, de baliza aberta, não consegui fazer o golo para os donos da casa. Na resposta, os leões abriram o marcador (0-1) aos 3 minutos, com um golo de Toni Perez. A equipa vianense reagiu de imediato e empatou (1-1) aos 7 minutos por Francisco Silva.
Ainda antes do intervalo, Jorge Correia defende uma grande penalidade a Caio, e Ângelo Girão, o homem do jogo, defende dois livres diretos e um penalti, não permitindo que os vianenses fossem para o descanso em vantagem.
Na segunda parte a Juventude Viana continuava por cima do Sporting, a defender bem e com lances de ataque bem organizados, que lhe permitiram chegar à vantagem no marcador. O espanhol, Arnau Xaus, aos 6 minutos, fez a remontada (2-1).
A ver a sua vida a andar para trás, Paulo Freitas, lançou Pedro Gil no jogo e num ápice a Juventude Viana atinge a décima falta. Aos 16 minutos, de bola parada, Ferran Font, colocando o marcador de novo empate (2-2).
O jogo estava frenético e pouco depois da igualdade, Pedro Gil fez a reviravolta (2-3) para o Sporting com um remate de longe. Na resposta Remi Herman voltou a igualar (3-3) o desafio e a partir dai o jogo, que estava a ser um hino à modalidade, descambou.
Completamente desorientados, os árbitros do encontro tornaram-se nos protagonistas principais da partida. Júlio Teixeira e Orlando Panza, cometendo erros sucessivos que acabaram por tirar a equipa de Viana do Castelo do jogo e influenciar o resultado final.
Aos 19 minutos o Sporting CP voltou a adiantar-se (3-4) no marcador através de um lance irregular. Toni Perez, astuto, desviou a baliza do seu lugar e Henrique Magalhães aproveitou para fazer o quarto golo para o atual campeão nacional.
Completamente perdidos no jogo, os árbitros asilaram varias faltas, de uma forma estranha à Juventude Viana, e o Sporting acabou por ampliar o marcador. Toni Perez e Caio fecharam as contas do jogo (3-6).
Sem qualquer culpa do que estava a acontecer na pista, o Sporting aproveitou da melhor maneira os erros a seu favor e conquistou três pontos importantes na competição.
Com esta derrota a Juventude Viana mantém o 8º lugar da tabela classificativa com 11 pontos e o Sporting o primeiro, com 26.
Na próxima jornada, que se joga apenas a 5 de janeiro de 2019, a equipa de Viana defronta em Monserrate o Paço d`Arcos..