A Câmara Municipal de Monção voltou a lançar o desafio ao movimento associativo do concelho para a criação de um roteiro de presépios ao ar livre. 39 coletividades responderam à chamada, resultando numa rede de presépios apelativos e diversificados, que vão estar em exposição no centro histórico da vila raiana, avenidas/urbanizações envolventes e ruas até ao dia 7 de janeiro.
Para facilitar o percurso, a autarquia monçanense disponibiliza um desdobrável com mapa, localização dos presépios e coletividades promotoras, que podem ser adquiridos gratuitamente na Loja Interativa de Turismo, na Praça Deu-la-Deu.
O roteiro de presépios ao ar livre pode ser complementado com uma visita à zona dos divertimentos na Avenida da Antiga Estação da CP, onde está localizada a pista de gelo natural, insufláveis, carrosséis, carrinhos de choque e elásticos.
A partir desta sexta-feira, dia 14 de dezembro, estará patente ao público, na Praça Deu-la-Deu, uma carpa grande, onde terão lugar as oficinas de trabalho “Árvore dos Sonhos” e “Construção de Presépio”, sessões de cinema, atuações musicais e espetáculos de teatro e dança.
Nesta área, cujas atividades contam com a colaboração da Comissão de Festas em Honra à Virgem das Dores 2019, o público pode ainda degustar produtos alusivos à época, bem como participar no Brinde de Natal, dia 24, e no Brinde de Ano Velho, dia 31.
Até ao final do mês, o programa natalício reserva ainda concertos de Natal, pela Banda Musical de Monção e Banda Musical da Casa do Povo de Tangil, a chegada do Pai Natal em mota, bicicleta e barco e a Prova Solidária S. Silvestre, unindo Monção e Salvaterra de Miño.