As ruas e outros espaços de Melgaço estão decorados com materiais ecológicos, resultado do esforço e dedicação de diversas entidades, nomeadamente do Agrupamento de escolas, da APPACDM Melgaço, da Associação Dona Paterna, da Casa da Cultura, da Castro Solidário, do Centro de estágios de Melgaço, do Centro Paroquial de Chaviães, da ESDL – Escola Superior de Desporto e Lazer, da Jovens Raianos, do Melgacense, da Melgaço Radical, da associação Os Simples, da Porta de Lamas de Mouro, da Respostas sociais e da Santa Casa (ATL e creche).
No Destino de Natureza Mais Radical de Portugal, a preservação do meio ambiente volta a ser o mote para o Natal. O desafio foi lançado uma vez mais às associações, instituições e escolas locais do concelho para participarem no projeto “Natal ecológico”. O resultado pode ser apreciado em diversos locais do concelho, até 6 de janeiro.
Todas as propostas foram produzidas a partir de materiais reciclados, uma forma de contribuir para diminuir a pegada ecológica durante esta quadra. Com esta iniciativa, Melgaço pretende maximizar a reutilização de materiais e minimizar a aquisição de novos, ajudando a melhorar o meio ambiente.