FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

25 Jan 2019

223 remadores de 4 países disputam VI Regata Internacional de Fundo

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Nos dias 2 e 3 de fevereiro, Viana do Castelo acolhe a VI Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, numa prova desportiva que […]

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, Viana do Castelo acolhe a VI Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, numa prova desportiva que vai receber remadores de 4 nações europeias, entre 223 atletas, e que conta com a particularidade de incluir um sprint na doca onde está atracado o navio Gil Eannes.

Com organização do Viana Remadores do Lima e apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, realiza-se no estuário do rio Lima a Regata Internacional de Fundo – Centro de Mar, na modalidade de Remo, aberta à competição das embarcações “Rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e 4 X (femininos), nas categorias de absolutos e juniores.

Na VI edição desta regata, que já é considerada um dos principais eventos ibéricos na modalidade de remo em provas de fundo, estão já confirmadas as tripulações de França, Itália e Inglaterra. Destacam-se ainda a presença do clube da casa, vencedor da I edição, o VRL – Viana Remadores do Lima e atual vice-campeão nacional de clubes.

Esta regata nasceu no âmbito do projeto “Centro de Mar”, desenvolvido pelo Município de Viana do Castelo, em parceria com as coletividades locais que se dedicam à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos, nomeadamente o Surf, Canoagem, Vela e Remo. O “Centro de Mar” aposta no desenvolvimento da náutica de recreio, escolar, formativa e competitiva no concelho de Viana do Castelo.

Depois do sucesso da promoção e inclusão do remo adaptado, a regata volta a colocar atletas a competir na Doca Gil Eanes, contando com a presença de skiffs adaptados e uma embarcação Shell 8+ masculina italiana. Esta equipa oriunda do clube Società Canottieri Armida em Turim, intitulada “Shell 8+ Open Mind”, já mostrou ter experiência em regatas de fundo internacionais, sendo composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional. Este projeto já foi felicitado pelo presidente da FISA Jean-Christophe Rolland.

Visando a promoção e o espetáculo, este evento desenrola-se em dois dias consecutivos. No sábado, pelas 15h00, realizam-se um conjunto de 20 regatas de Sprint na distância de 400 metros na Doca Gil Eanes de Viana do Castelo e no domingo, pelas 14h00, regata de fundo em circuito, na distância de 6.500 metros, com saída na Praça da Liberdade e chegada em frente ao Centro de Remo.

Estão em disputa, para além do troféu idealizado no âmbito de um concurso levado a cabo pelos alunos finalistas do curso de artes da Escola Secundária de Santa Maria Maior, 1.425 euros em prize – money.

Paralelamente ao evento, decorrerá entre o dia 26 janeiro e 03 fevereiro, a exposição “O Troféu”, patente na Santa Casa de Misericórdia de Viana do Castelo, Praça de República, onde figuram os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de artes.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts