Vai ser inaugurada este sábado, pelas 11h00, no Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, em Viana do Castelo, a primeira exposição itinerante. A exposição sensorial, “Em cada passo, um sentido”, pretende dar a conhecer o Caminho Português da Costa de uma forma autêntica, através do olhar de um verdadeiro peregrino, autor das fotografias expostas.
A exposição, que estará patente no edifício do antigo Hospital Velho até 27 de janeiro, apresenta a experiência do Caminho Português da Costa pelo olhar de António Luís Campos, fotógrafo profissional de vida natural que colabora com publicações como a National Geographic, entre outras, e que, paralelamente, exerce a atividade de líder de viagens, o que o preparou para percorrer esta rota histórica no sentido de a tornar numa descoberta partilhável.
O objetivo é transportar os visitantes através do Caminho, quer pela experiência visual, auditiva e mesmo tátil que é proporcionada, quer pelo percurso geográfico, em que o território que acolhe o Caminho da Costa está sequencialmente representado, respeitando a ordem do trajeto no terreno.
Recorde-se que o Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, valência instalada no Hospital Velho, situado no centro histórico da cidade, é um novo espaço criado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo onde o visitante pode encontrar, para além de um conjunto de elementos enquadrantes e interpretativos do Caminho, um conjunto de informações relevantes para a conclusão da peregrinação.