O Centro Humanitário do Alto Minho, da Cruz Vermelha Portuguesa, abriu, recentemente, as inscrições para novos voluntários da Cruz Vermelha. As Estruturas Locais de Emergência de Neiva e Viana do Castelo afetas ao Centro Humanitário Alto Minho estão a receber candidaturas para uma nova “recruta”.
“Queres ser voluntário da Cruz Vermelha? Desafia-te! Entra nesta causa e vê o que ela tem para te oferecer” é o lema para os futuros voluntários do CHAM.
O Diretor do Centro Humanitário do Alto Minho, Hernâni Bezerra, apela à importância da chegada de novos voluntários à instituição. “Ser Voluntário da Cruz Vermelha é uma grande responsabilidade e desafio. Cada voluntário tem um papel importantíssimo para a instituição. Qualquer que seja o motivo que leva alguém a ser voluntário na Cruz Vermelha só terá um efeito: ajudar milhares de pessoas que precisam de ajuda.”
A “nova recruta” será preparada para os cenários de emergência, prestação de primeiros socorros e apoio à vítima com várias formações intensivas. “Antes de começarem o voluntariado na instituição os novos alistados serão formados, treinados e acompanhados em todos os níveis de atuação, de forma a certificarmo-nos de que se sentem confiantes e realizados no seu novo papel”, explica o diretor da instituição.
“Sinto que estamos a fazer um bom trabalho e isso deixa-nos muito orgulhosos”, afirma Hernâni Bezerra, recordando ainda que a Estrutura Operacional de Neiva tem a “única resposta de Emergência na margem esquerda do concelho de Viana do Castelo”.
Para ser voluntário na Cruz Vermelha Portuguesa, não importa quais são as habilidades, competências ou experiência. Se alguém tem vontade de se juntar à maior organização humanitária do mundo, basta inscrever-se. Depois da inscrição o Departamento de Recursos Humanos do CHAM trabalhará com os alistados para entender melhor as suas expectativas e determinar se há uma correspondência de trabalho voluntário para cada um dentro da Instituição.
As inscrições para os voluntários estão abertas e podem ser feitas presencialmente junto das Estruturas de Emergências afetas ao CHAM, Neiva e Viana do Castelo, assim como também através do email da instituição (chaltominho@cruzvermelha.org).
Para ser membro e voluntário da Cruz Vermelha na área do Socorro e Transporte é obrigatório ter mais de 18 anos, assim como a escolaridade mínima obrigatória.