O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, inaugura esta quinta-feira a 5ª fase de expansão do Parque Empresarial de Lanheses, que corresponde a um investimento de 5 milhões de euros. O investimento incluiu a aquisição de terrenos, obras de infraestruturas de águas, arruamentos e infraestruturas tecnológicas de última geração.
Pedro Siza Vieira disse hoje aos jornalistas que o parque empresarial de Lanheses “é uma obra notável”, não apenas pela “qualidade” das infraestruturas, como das unidades industriais que, partir dali, “operam e servem o mundo interno”.
Esta expansão do espaço de acolhimento empresarial vai permitir ao Parque Empresarial de Lanheses receber quatro novos investimentos industriais do setor automóvel, criando 1.270 postos de trabalho, num investimento global de 87 milhões de euros.
Ao acolher estas novas empresas de componentes plásticos para o setor automóvel, Viana do Castelo afirma-se, cada vez mais, como um ‘Plastic Valley’.
Para o autarca, José Maria Costa, “Viana do Castelo é o 16º concelho mais exportador a nível nacional, sendo responsável por 1,5 % das exportações nacionais e contribuindo para um ‘superavit’ positivo de cerca de 300 milhões de euros”.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, já tinha afirmado ser objetivo do município entrar no ‘top ten’ das exportações nacionais até 2020, ano em que o concelho deverá exportar mais de 1.000 milhões de euros, correspondendo 30% ao cluster eólico, 30% setor do papel e 40% ao setor automóvel.
O Município investiu, em 2017 e 2018, cerca de 9,1 milhões de euros em aquisição de terrenos e obras de infraestruturação de áreas empresariais para acolher novas empresas no concelho.
Foto: Ricardo Sousa/DR-GEICE FM