FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

23 Jan 2019

Obra de Francisco Carneiro Fernandes sobre talha dourada apresentada esta sexta-feira

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta, esta sexta-feira, o livro “Talha – Roteiro no Concelho em Viana do Castelo”, que sugere percursos para […]

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresenta, esta sexta-feira, o livro “Talha – Roteiro no Concelho em Viana do Castelo”, que sugere percursos para conhecer a talha dourada do centro histórico e da envolvente urbana, mas também de todo o concelho da capital do Alto Minho, num horizonte temporal de meio milénio.

A apresentação do livro será feita, na Igreja da Misericórdia pelas 18:00, pelo autor do mesmo, Francisco Carneiro Fernandes que confessou à Rádio Geice que “a talha é a menina dos seus olhos” que “convida o leitor à sua redescoberta para que cada um se sinta responsável por tanto valioso património”.

“Em todo livro faço um apelo para a importância da proteção, conservação e restauração do património”, acrescentou o escritor.

A obra, com mais de 200 páginas, apresenta-se como uma viagem pela história e pelo conhecimento, apontando percursos, igrejas e capelas a visitar, convidando vianenses e turistas a descobrirem preciosidades locais, como é exemplo a talha dourada que é um dos elementos principais e de destaque dos altares.

O P1 é o percurso do centro histórico de Santa Maria Maior, Monserrate e envolvente urbana, incluindo a área de crescimento para além do caminho de ferro: Carmo, Carmelitas e a própria instância de Santa Luzia.

O P2 abrange a orla marítima a norte de Viana, Foz do Lima: Areosa, Carreço e Afife.

Já o P3 incluí a Ribeira Lima pelo norte: Meadela, Santa Marta de Portuzelo e restantes freguesias até Lanheses, as caldas da Serra D’Arga, São Loureço da Montaria, Amonde e Freixieiro de Soutelo, passando em Outeiro com término em Perre.

O P4 corresponde a todas freguesias da margem sul: Darque, Anha, Chafé, São Romão do Neiva e Castelo do Neiva, retorna a norte por Mazarefes, Vila Fria, Alvarães, Vila de Punhe, Barroselas e Carvoeiro e, a nordeste, por Mujães, Deocriste, Portela de Susa, Geraz do Lima, Deão, Subportela e Vila Franca.

No concelho, a talha apresenta-se na sua tríplice função ornamental, alegórica e pedagógica, formando retábulos de altar, caixas de órgão, púlpitos e cadeirais, sanefas, grades, molduras e outras obras esculpidas com primor.

Esta é uma obra que também foi editada em inglês e destina-se, não só, ao público vianense como aos turistas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts