Esta sexta-feira à noite, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu a III Gala do Desporto, com o júri a distribuir prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando, Sérgio Maciel e Vânia Franco com atletas do ano.
Como “Atleta do Ano Masculino”, a Gala distinguiu o vianense Sérgio Maciel, na Canoagem. O atleta conquistou o título mundial de maratona de sub-23 em C1, no campeonato do mundo que decorreu na Vila de Prado. Depois de ter sido vice-campeão em 2017, em Pietermaritzburgo, na África do Sul, o atleta de Viana do Castelo, do Viana Garças Clube, cumpriu os 22,6 quilómetros da regata em 01:51.32,67 horas e foi Campeão do Mundo.
Como “Atleta do Ano Feminina” foi escolhida Vânia Franco, bilharista do Futebol Clube do Porto. A atleta, natural de Viana do Castelo sagrou-se campeã da Europa na variante Pool do bilhar, em prova que se realizou em Eindhoven, na Holanda.
Como “Dirigente do Ano” foi eleito Rui Silva, presidente da direção da Escola Desportiva de Viana. O professor de Educação Física é dirigente da EDV há 8 anos, contando na sua presidência com 112 em várias modalidades. O clube que dirige é o mais ecléctico de Viana do Castelo, com nove modalidades diferentes e 2700 atletas. Financeiramente, o clube, parece estável, fruto da gestão rigorosa do dirigente e da direção.
Nesta terceira edição da Gala do Desporto de Viana do Castelo o júri distinguiu ainda Américo Castro como “Treinador do Ano”. O treinador vianense tem, na opinião do júri, contribuído com o trabalho e conhecimento técnico para o sucesso de vários atletas da terra.
No que toca a “Atleta Revelação do Ano”, em masculinos foi distinguido Francisco Trincão, no futebol. O jogador vianense protagonizou, no ano passado, um feito que muito poucos conseguem. Ao serviço da seleção portuguesa de futebol de sub-19 conquistou o título europeu ao vencer, na final do torneio realizado na Finlândia, a Itália por 4-3. Trincão foi ainda o melhor marcador do campeonato da Europa com 5 golos. Trincão, começou a dar os primeiros toques na bola no Sport Clube Vianense, passou uma época pelo FC Porto e outra pelo Palmeiras, mas foi com a camisola do Sporting Clube de Braga que mais se destacou.
Como “Atleta Revelação do Ano Feminina” foi eleita Marta Jordão Paço, no Surf, do Surf Clube de Viana. Em 2018, a atleta de 13 anos foi medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Surf Adaptado, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América. A jovem, cega de nascença, alcançou o ISA World Adaptive Surfing Championship que contou com atletas de mais de 25 países.
Como “Equipa do Ano” o júri distinguiu a equipa de futsal feminino do Santa Luzia Futebol Clube, que desde a primeira edição do campeonato nacional da 1ª divisão, marca presença nas fases finais, lutando com as melhores equipas portuguesas da modalidade pelo titulo nacional.
A Associação Desportiva de Barroselas, foi galardoada na noite de gala com o prémio Associação Desportiva / Clube do Ano, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos no futebol de formação. A coletividade de Barroselas consegui, em 2018, apurar todos os seus escalões jovens para as provas nacionais.
O “Prémio Homenagem do Município”, que visava distinguir uma personalidade pelos serviços prestados ao desporto de Viana do Castelo, e que é da responsabilidade do presidente da Câmara Municipal, foi atribuído a Albino Negrão Antunes, nascido em 1943 e que desde sempre se dedicou ao ciclismo no Grupo Desportivo de Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo.
Já o Prémio Especial do município vianense foi atribuído à Associação Columbofilia do Distrito de Viana do Castelo.
Na III Gala do Desporto de Viana do Castelo foram ainda homenageados mais de 150 atletas vianenses que, nas mais diversas modalidades, foram campeões nacionais no ano de 2018, um (1) campeão do mundo, 5 campeões europeus, 101 campeões nacionais, 12 campeões universitários e 36 campeões do desporto escolar.