FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Categoria

03 Jan 2019

Vereadores do PSD sugerem à Câmara de Viana realização de concurso para festejos da Passagem do Ano

Geice FM

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os dois vereadores do PSD na Câmara de Viana do Castelo, Paula Cristina Veiga e Hermenegildo Costa, sugeriram hoje, na primeira reunião ordinária do executivo […]

Os dois vereadores do PSD na Câmara de Viana do Castelo, Paula Cristina Veiga e Hermenegildo Costa, sugeriram hoje, na primeira reunião ordinária do executivo de 2019 a realização de um concurso público “com condições previamente estabelecidas, que permita ao setor de restauração e bares” promoverem os festejos da Passagem do Ano na capital do Alto Minho.

A sugestão foi feita no período antes da ordem do dia e justificada com as criticas de alguns empresários à Câmara de Viana, por “não ter promovido, em 2018, as diligências mais adequadas para se manter um programa similar aos anos anteriores, que constituía quase uma tradição na Passagem de Ano”.

“Tal facto originou o insucesso do espetáculo promovido no Centro Cultural, com os consequentes custos avultados que a Câmara Municipal teve que suportar com a manutenção das condições de utilização e segurança. Uma vez que se manteve o espetáculo no Centro Cultural e a Câmara Municipal teve que garantir todas as condições de utilização e segurança, surpreende não se ter mantido um programa como nos anos anteriores”, defendem os vereadores social-democrata.

Os dois representantes do PSD na autarquia acrescentam que, “para garantir um fator de concorrência ainda mais justo, sugerimos também que a Câmara Municipal instale em pontos fundamentais da cidade, como a Praça da República ou o Jardim Público, tendas com dimensões suficientes para albergar um elevado número de pessoas, dinamizadas também pelos setores da restauração e bares, eventos igualmente promovidos através do já referido procedimento concursal”, referem.

Paula Veiga e Hermenegildo Costa, sugeriram ainda “que todo este programa possa ser complementado pela instalação de tendas ou infraestruturas removíveis de animação, tais como as de gelo artificial ou “pequenas aldeias” de animação viva de atividades alusivas ao Natal, em vários pontos da cidade, a decorrer ao longo da quadra natalícia, de modo a criar um ambiente animado e dinâmico nesta quadra festiva em toda a cidade”.

“Esta seria uma aposta no turismo sazonal de Inverno e uma forma de dinamização económica local, que pode beneficiar também as restantes localidades do município. Para garantir este tipo de organização, estes eventos teriam que ser organizados com uma antecipação similar à das festividades já promovidas por esta autarquia”, reforçaram os dois vereadores.

José Maria Costa, presidente da autarquia vianense, registou a proposta do PSD, mas rejeitou as criticas que terão sido dirigidas ao município por alguns empresários, afirmando que “as parcerias implicam regras”.

“A Câmara pagava tudo e as receitas eram todas para um lado. A proposta apresentada pelos bares era desonesta. Imagine que eu abria a porta da minha casa, você levava as bebidas, cobrava pelas bebidas e ainda cobrava a entrada mas não me pagava nada. Acha correto?, questionou o autarca, dirigindo-se a Paula Veiga.

Já a vereadora da cultural na Câmara de Viana, Maria José Guerreiro, rejeitou a fraca afluência de público no concerto de Marta Ren & The Groovelvets, no Centro Cultural, afirmando que “pelo local passaram mais de 1200 pessoas”.

Fotos: Ricardo Sousa/DR-GEICE FM

Últimas Noticias

Últimos Podcasts